SE É A MERA CURIOSIDADE QUE AQUI TE CONDUZ, DESISTE E VOLTA; SE PERSISTIRES EM CONHECER O MISTÉRIO DA EXISTÊNCIA, FAZ O TEU TESTAMENTO E DESPEDE-TE DO MUNDO DOS VIVOS.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Aikidô e a Maçonaria


Aikido e Maçonaria?

Antes...sou fã da arte marcial que chama AIKIDÔ, desde que fui apresentado pratico hoje mais a parte filosofica já que não consegui achar um dojo com praticantes em Rio Branco (mas breve isso irá mudar - o universo sempre conspira a nosso favor). As Artes Marciais são Marciais, mas também Artes. Internas, mas externas. Como todo o grande, as Artes Marciais são paradóxicas e sua adequada compreensão e prática implicam nosso ser total: mente, emoção e corpo, num trabalho transformador e evolutivo que atende a pessoa de um modo completo e não apenas parcial. Resumindo é rox.

Agora o texto original do Frater Mauro Salgueiro, o qual já tive o prazer de prolongar essa conversa sobre aikido e maçonaria.


Vocês devem estar curiosos com o título, não é?
Explico, os dois andam muito ligados, e com certeza no Instituto Takemussu onde treino e ensino. Ambos tem por princípio o auto conhecimento e são caminhos que levam a Deus (nós chamamos na maçonaria de Grande Arquiteto do Universo), prezam a tolerância e a ética. No Instituto e na minha loja mãe, Estrela do Rio Comprido, praticamos os verdadeiros mandamentos de ambas. Preciso, no entanto esclarecer que embora há maçons praticando o Aikido, isto não significa que exista uma relação direta institucional ou associativa, entre a maçonaria e o Instituto Takemussu. Cada professor e praticante é livre para seguir a religião ou caminho que quiser, desde que no dojo respeite as normas e rituais vigentes estabelecidas. Fundamentalistas não se adaptam no Instituto Takemussu, é preciso se ter mentalidade aberta e aprender a se adaptar em todas as situações. Adaptação, Mobilidade, "jogo de cintura", flexibilidade é a palavra chave para os aluno do Instituto.

Na verdade, o Instituto Takemussu tem como proposta os praticantes atingirem o Takemussu Aiki e compreenderem o Shobu Aiki (A sabedoria do Aikido). Como a busca da sabedoria faz parte de todas as filosofias e caminhos tradicionais, como a maçonaria então existe identidade entre todos eles e o que é divulgado no Instituto. O Shihan Wagner Bull fundador do Instituto em 1986 decidiu criar um local para se estudar esoterismo, religião, filosofia, se cultivar a saúde tendo por ferramenta a arte marcial do Aikido, e como propósito final buscar a "ILUMINAÇÃO ESPIRITUAL", ou seja, a percepção de como funcionam as leis universais e fazer com que o praticante do AIkido entre em ressonância com elas. E isto, ressalto é feito através da constante insistência em se praticar a arte do AIkido de forma marcial, onde os membros têm que realmente serem capazes de aprender a se defender de ataques vigorosos e com intenção de "machucar". È claro, que quando alguém se contunde nos treinos do Instituto isto é visto com algo vergonhoso, e um acidente para o instrutor e para quem o fez. O Sensei insiste sempre que se deve cuidar do corpo de nosso companheiro que nos foi emprestado para que pudéssemos treinar.
Decidi escrever esse texto como forma de agradecimento as duas fontes de minha inspiração. Os meus dois pilares, que junto com minha família – formam a tríplice argamassa que me sustentam.
Tanto no Instituto como na maçonaria nada é secreto. Apenas nos são passados ensinamentos que são frutos de muitas pesquisas e são passados para os que merecem. Embora o Sensei ensine o aspecto geral, e mostre as técnicas, certos detalhes passam desapercebidos e é aí que recebem a transmissão apenas àqueles praticantes, leais, honestos, de puro coração e que ao longo do tempo mostram ao Sensei que são sinceros e não fruto de astúcia para se obter vantagens materiais.
Como no Instituto, se estamos filiados, é porque passamos por provas e temos a confiança de nosso Sensei...nada é eterno, pois às vezes sofremos em ambas instituições com maus “irmãos”.Mas vamos sempre aprendendo a separar o joio do trigo. Ao longo do tempo, e das provações, vai havendo uma purificação e vão sendo promovidos para os graus mais elevados aqueles que na prática demonstram efetivamente valor, e identificação com "kannagara” (o mundo espiritual). Não existem promoções do Instituto Takemussu baseadas em política, ou vantagens materiais. Ou a pessoa merece ou não é graduado para um grau superior. E neste aspecto, a parte técnica tem que ir junto com a espiritual salvo raríssimas exceções no caso de idade avançada ou grande limitação física impossível de ser superada pelo esforço.
Buscamos a perfeição o tempo todo: sermos exemplos de homens, a iluminação-o aperfeiçoamento através do shuggyo.
Como agradecimento por poder fazer parte de ambas organizações, em todos os finais de ano, doamos alimentos para os necessitados.Este ano juntamos as duas forças-maçonaria e o Yamato Dojo – para arrecadarmos alimentos para os mais necessitados.
Doamos para várias famílias que necessitavam de mais atenção.Seres humanos como nós, privados de certas mordomias que devemos sempre agradecer.

Rogo a Deus, nosso grande arquiteto, que abençoe e lhes provenham com tudo de melhor possível.
Fiquem com Deus...
Deixo abaixo minhas duas assinaturas, fruto de trabalho árduo, perseverança, gratidão e muita fé.

Mauro Salgueiro:.
Yamato Dojo - dojocho
Instituto Takemussu Rio de Janerio

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...