SE É A MERA CURIOSIDADE QUE AQUI TE CONDUZ, DESISTE E VOLTA; SE PERSISTIRES EM CONHECER O MISTÉRIO DA EXISTÊNCIA, FAZ O TEU TESTAMENTO E DESPEDE-TE DO MUNDO DOS VIVOS.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Reino Proibido

Olá a todos.
Já deveria ter feito um comentário sobre esse filme a bastante tempo. O REINO PROIBIDO é um filme simples e maravilhoso, bem que sou suspeito por gostar muito de filmes chinês e japonês. Muitos só veêm os pulos alto e os atores flutuando sobre galhos e afins e, esquecem de que ali existem muita filosofia e ensinamentos antigos - e é bem capaz de por isso muitos ocidentais não terem acesso aos ensinamentos e mistérios que existem no oriente como os da China. Detentoras de grandiosas piramdes e mistérios.

Pois voltando ao filme.
A linguagem usada no filme é aberta sobre reencarnação, viagem astral, mundo espiritual e mundo físico, separação da mente do corpo físico, passagem, iniciação, entre outras milhares de coisas. Tirando que tem Jet Li e Jack Chan e uma luta dos dois muitíssimo foda.

Passagens do filme me chamam a atenção como por exemplo do personagem principal que ao chegar no novo reino ou mundo, ele acaba conhecendo o personagem de Jack Chan, que fala chinês - mandarim - que seja, mas o garoto fica falando que não o entende, e ai Jack Chan fala - em português claro - que é porque ele não está escutando. Isso lembra o filme Matrix, onde o personagem Neo, afirma que seus olhos doem, e Morpheus diz que é porque ele nunca os usou. Video

Bastões, montanhas sagradas, topos de montanhas, jardim celestial com uma árvore no centro - tudo isso é bem parecido com um monte de outras culturas.

Mostra nossa incapacidade de ouvir nossa voz interior e de enxergar o invisível e visivel. Muitas pessoas tem pedras preciosas a sua frente mas não enxergam por estarem ligadas e desejosas somente por coisas fúteis e pequenas que não agregarão a nada em seu futuro e avanço como pessoa. As pessoas não conseguem seguir seus próprios conselhos - vazios até então - de que se prestarem atenção escutarão D'us falando com elas ao dormir - há! massa isso. 

O verdadeiro Eu sempre mostra o Caminho, e nos diz o certo e o errado - conceitos feitos por nós e para nos guiar por caminhos muito difíceis para nossa compreensão iniciatíca.

O personagem principal em um momento fala de vários golpes de kung fu como por exemplo: Palma de Buda, Chute sem sombra... e citando esses golpes se aproxima de Jack Chan, enquanto esse enche um copo com vinho e oferece ao garoto. Ele continua enchendo enquanto o garoto fala empolgado sobre os estilos de kung fu, e quando nota que a taça já está cheia alerta Jack - A TAÇA ESTÁ CHEIA!!!
Jack - SIM, A TAÇA JÁ ESTÁ CHEIA, VOCÊ FALA DE PALMA DE BUDA, CHUTE SEM SOMBRA, VOCÊ JÁ SABE KUNG FU, NÃO PRECISA APRENDER MAIS, VOCÊ PRECISA ESVAZIAR SUA TAÇA...

Isso mostra que todos temos nossos conhecimentos guardados em um ponto dentro de nós. Com preparação e instrução podemos reaver todos os ensinamentos passados já adquiridos. Esvaziem suas taças!!!


Essa passagem da filosofia Kung Fu, é uma parte muito boa mesmo, porque mostra  que no trabalho árduo, disciplina e estudo poderemos aprender muita coisa, uma filosofia aprendida, que seja esquecida e você cria sua própria trilha. Ninguém pode trilhar o seu Caminho só você... é uma via solitária. Você respira, mas não precisa se lembrar todo dia e a cada segundo como se faz isso para poder respirar. os ensinamentos esotéricos são a mesma coisa. Bem que na respiração é sempre bom se lembrar, porque tem gente a rodo que não respira direito e prejudica e muito a circulação de energia e oxigenação no sangue.

O VERDADEIRO MESTRE RESIDE EM SEU INTERIOR!



4 comentários:

  1. realmente um filme magnifico ! encontrei esse post ! eu treino kung fu e amo ! quero aprender a lutar como jack com seus golpes de tigre auhe fodaa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, espero que passado esse tempo, estejas alcançando seus objetivos, tanto nas artes marciais quando no seu dia a dia. O filme atinge apenas um ponto em comum do que você busca - ou buscava - e, impulsiona sua realização.

      Excluir
  2. Eu amo muito esse filme,é meu preferido!!! Duas lendas em um só filme... isso é de mais!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não apenas 'lendas' mas, signos escondidos de vícios, que no momento certo, nossa Razão e Vontade se (re)conectam para nossa elevação. Espero que você atinja a sua.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...