SE É A MERA CURIOSIDADE QUE AQUI TE CONDUZ, DESISTE E VOLTA; SE PERSISTIRES EM CONHECER O MISTÉRIO DA EXISTÊNCIA, FAZ O TEU TESTAMENTO E DESPEDE-TE DO MUNDO DOS VIVOS.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Maçonarias Espúrias

Material retirado do Blog Do Fr. Marcelo Del Debbio, e mas perguntas e respostas também, para esclarecimento sobre a Ordem Maçonica.



Já não é de hoje que eu tenho avisado vocês sobre esses grupos de picaretas se passando pela Maçonaria para angariar incautos. Este final de semana, os malandros chegaram a um novo patamar. Muito cuidado com convites por SPAM, Maçonarias Mistas, Femininas, Árabes e Galácticas.


NENHUMA Loja Maçônica Regular anuncia no Adsense, Spam, manda emails ou faz propaganda. Se você é meio lerdo, eu vou repetir: NENHUMA Loja Maçônica Regular anuncia no Adsense, Spam, manda emails ou faz propaganda. Se você recebeu QUALQUER tipo de contato, nem precisa me perguntar se é séria: a resposta é NÂO.

Mas oq fazer? Denunciar? Não mexer com isso?

@MDD – Ignorar. Não há nada a ser feito. Para as espúrias, “regularidade” é se elas possuem CNPJ. O que voces podem fazer se receberem algum convite (pessoal, não por email, ai nem precisam vir falar comigo pra saber que são picaretas) é tentar descobrir o nome, número e potencia da loja.

No orkut, também, nos avisos de publicidade à esquerda do layout, circula uma propaganda de Maçonaria. Também tem a Unilojas em Sp que é considerado espúria.

Uma pergunta: Como a maçonaria está resolvendo esse tipo de situação?(minha visão particular: deveria ser à “maneira Carbonária”.) E um profano tendo recebido o convite, o que fazer , além de não filiar-se ?
tfa.’.
@MDD – Por mim também seria à moda antiga. O Grão Mestre tem protegido a Maçonaria da maneira que pode. Até registrar os rituais na Biblioteca Nacional ele foi obrigado a fazer, porque lojas picaretas copiavam o ritual na cara-dura e não poderíamos processá-los porque os rituais não tinham direitos autorais. E mesmo isso deu rolo, porque bandidos políticos vieram depois acusá-lo de “revelar segredos”, o que não ocorreu, já que os rituais estão na categoria de textos protegidos da BN e não podem ser consultados (mesmo porque só um idiota iria atrás da BN para isso, sendo que basta usar o google que em meia hora qualquer um acha todos os textos maçônicos em qualquer língua).

Concordo que existem muitos picaretas, agora insinuar que a ordem Maçônica Mista é picaretagem é, acima de tudo, muita falta de informação. Liberdade, IGUALDADE e Fraternidade.

@MDD – Brother, se “igualdade” é a melhor desculpa que voce tem para achar que maçonaria mista é legitima, recomendo que estude mais a ritualística. Não existe Maçonaria Feminina pelo mesmo motivo que não existe Dança do Ventre Masculina. Questão básica de energias, chakras e ritualística…

MDD decorreu uma dúvida, pertenceram ao Rito Egípcio grandes iniciados (Cagliostro, detre outros pelo que se sabe), este Rito por sinal aceita energias femininas em suas fileiras.

Até então pensava que a Ritualística trabalhava com outro que não seria Solar(masculino), derradeiramente por conta das mulheres. Haveria porventura uma omissão de Grandes Iniciados quanto a isso?
@MDD – Calma, calma… dos Ritos egipcios originais (Menphis, Misraim, Menphis-Misraim) o tal do rito Arabe não tem nem cheiro… Os ritos que eu citei acima são rosacrucianos e celestiais, ou seja: Mistos. O mesmo se pode dizer da Carbonária, que possui um ritual misto, mas nenhum deles pode ser considerado “maçonaria mista”… o que se conhece no Brasil pelo nome de “maçonaria mista” é o REAA, Moderno, e outros ritos MASCULINOS que enfiaram mulheres dentro na Grande Loja Francesa.
Para os estudiosos, Carbonária é Carbonária, Menphis-Misraim é Menphis-Misraim, Martinismo é Martinismo e Maçonaria é Maçonaria. São quatro coisas diferentes. É que MESMO dentro destas ordens o povo faz confusão…
Se uma leitora se identifica como “maçom do rito MM” eu vou cnsiderar, porque ela não está errada; é apenas uma questão de nomenclatura. Mas se está no REAA Misto, ou Moderno-Misto… ai sim é o equivalente a um homem vir me falar que faz dança do ventre iniciática… You´r doing it wrong…

Será que estamos batendo de frente com a vulnerabilidade da Maçonaria?

@MDD – Sim… antigamente, a Inquisição se encarregava de mandar pra fogueira esses espúrios. Quando havia uma NECESSIDADE de se manter secreta e invisível, os membros eram recrutados com muito mais cuidado, afinal de contas, bastava um zé ruela para comprometer toda a segurança de uma Lodge. Os grupos eram isolados, dependiam dos sinais, toques e palavras (que eram realmente secretos) para se identificarem. Com o fim das perseguições religiosas, já se era possível ter uma Maçonaria discreta, como um clube de debates científicos, artísticos e políticos (Inglaterra, século XVIII-XIX) e, posteriormente, um local de realizações (era um lugar onde se conseguiam reunir pessoas com grande poder aquisitivo ao lado de grandes intelectuais… facilitava o desenvolvimento das artes e da ciência através dos patrocinadores). Isso se mantém até meados da década de 1980-1990. Quando a Internet surgiu, muitos religiosos conseguiram espalhar todo tipo de maluquices conspiratórias sobre a maçonaria com uma velocidade infinitamente maior do que a de livros ou textos publicados. E da curiosidade dos profanos, aliados ao silêncio da Ordem, acabaram por permitir que vigaristas criassem “potências” falsas, irregulares, espúrias e todo tipo de caça-níqueis. Por mim, esses sujeitos deveriam aparecer boiando no rio com a garganta cortada, mas existe essa tal de democracia que não vê com bons olhos esse tipo de ação e a Ordem acabou enfraquecendo. Hoje em dia existem dezenas de porcarias espalhadas pela net, com sites bonitinhos, oferecendo via SPAM ou adsense filiação aos coitados que não tem nenhuma base para saber das arapucas em que estão se metendo.

E se um homem é iniciado em uma Loja Mista no REAA o que você pensa a respeito? Não o considera um irmão legítimo pois o GOB diz que estas lojas não são Regulares? Queria um parecer disso, já que existem muitos homens que estão na Mista…porém existe outros que pegaram seu diploma de grau e migraram para outras Potências.

Atenciosamente,
@MDD – O profano normalmente não sabe onde está sendo iniciado e nem sabe o que é uma loja mista ou o que é uma loja regular/irregular. A explicação sobre “igualdade” entre os sexos parece muito justa e faz todo o sentido. O problema é que a Maçonaria, se praticada da maneira correta, é uma Ordem Magística e trabalha com chakras e energias masculinas. Eu tenho respeito e carinho pelas pessoas que estão em lojas mistas, porque são buscadores e querem estudar e progredir; muitas vezes sendo até mais estudiosos do que os que estão em lojas reconhecidas… mas, fazendo uma analogia, sinto como se eles estivessem em uma academia de ginástica fazendo exercícios que sei que irão lesionar seus joelhos ou colunas a médio/longo prazo porque não sabem que estes exercícios não são adequados para o seu físico. Um homem em uma loja mista não é afetado pelo problema de masculinização e, para mim, é tão meu irmão quanto qualquer maçom que recebeu a mesma iniciação que eu. A diferença é que ele não poderá visitar minha oficina e vice-versa…
Nas mulheres, o máximo que posso fazer é avisá-las que a ritualística não é adequada; aconselharia a elas a entrar nas fraternidades femininas para-maçônicas, na Estrela do Oriente, no Martinismo, no Rosacrucianismo… da mesma maneira que aconselharia um homem que quer fazer dança do ventre iniciática a não fazer… mas se eles querem fazer, depois de dez/quinze anos não venham dizer que não foram avisados.









5 comentários:

  1. marçonaria e ordem Rosacruz sao as mesmas coisas ou nao .

    ou o trabalho sao todos igual ...

    ResponderExcluir
  2. A Maçonaria tem Ritos completamente diferentes da Rosacruz, a Maçonaria possui ritos e braços diferentes a serem seguidos. A rosacruz possui vários braços ou grupos que se diferem também... na maçonaria os ritos são feitos somente para membros do sexo masculino, mesmo tendo algumas maçonarias rosacrucianas que são mistas os ritos são bem diferentes.

    ResponderExcluir
  3. falando de maçonaria espúria,prefiro usar a terminologia independente. Bem farei uma analogia com a igreja católica apostólica romana se me permitem, pois sou um prof,ou maçonicamente falando uma P B. A Igreja Católica Apostólica Romana foi a primeira igreja cristã reconhecida no mundo,mas como diz aquele velho adagio, o novo sempre vem, ouve uma reforma,que provou que todos tem acesso a livre interpretação e especulação do Livro Da Lei. Isso prova mais uma vez que o conhecimento não é patrimônio de uma instituição religiosa, ordens iniciáticas e esotéricas é um patrimônio da Humanidade,existem muitos vigaristas por trás destas maçonarias independentes ditas irregulares ou espúrias, mas também existem muita gente bem intencionada nestas maçonarias pseudos espúrias. E tenho dito venerável irmão.

    ResponderExcluir
  4. Amigo nao sei se es Macom, porem nao e' do feitio maconico usar termos xula e nem ofender ao outro seja ele quem ou o que for.
    Nos Macons temos o dever de sermos gentis, educados, fraternos e de bom coracao. Palavras ofencivas (idiota, tapado...)que escreves aqui sao repugnante e de maneira impropria para um macom regular.
    Creio que seu veneravel ou Grao-mestre nunca concordara com tais termos deprimentes e improprios.
    Se nao es macom desconsidere.

    ResponderExcluir
  5. Saudações minhas aos dois irmãos... isso é um texto de um frater, que usei para expor o uso da maçonaria para ganhos... a maçonaria nao sai panfletando TORNE-SE MAÇOM ou algo parecido. O texto do frater é direto sim, já que no blog dele, ele usa dessa forma para atingir seu público e eu somente usei o mesmo texto dele. No inicio do texto cito a fonte. A pilantragem existe em todos os setores, é da fraqueza humana ainda se aproveitar. Fazer o que. O espaço está aberto para todos colocarem sus opniões... obrigado por visitarem. Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...