SE É A MERA CURIOSIDADE QUE AQUI TE CONDUZ, DESISTE E VOLTA; SE PERSISTIRES EM CONHECER O MISTÉRIO DA EXISTÊNCIA, FAZ O TEU TESTAMENTO E DESPEDE-TE DO MUNDO DOS VIVOS.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Musica, A Arte de Ouvir


Feriadão, em casa, com minha esposa, cedo, tomando café, começamos a falar sobre música. Adoramos música.
Conversávamos sobre como a música nasce. Ela precisa de vários instrumentos para fazer parte e dar vida, um instrumento apenas pode fazer a música? A letra dessa música tem conteúdo, e se não tiver conteúdo (como muitas que existem hoje), deixa de ser música. A arte de reinventar a música é uma das coisas que mais me fascina, por que sei da dificuldade de fazer isso. É como pegar uma obra, desenho ou filme aclamado e tentar refazê-lo e manter o público antigo agrandando a novos.

Falamos de músicos como Roberto Carlos que possui letra fantásticas e vivas. Mas existe uma diferença por exemplo na força ou vigor que se canta. Roberto Carlos tem o poder e a beleza em cantar:



Já a mesma música interpretada por Chico Science ganha vigor, potência...



a presença de quem canta é importante? Até onde só a letra da música vai ser importante.

A Presença no palco pode tomar proporções enormes deixando o cantor bem maior que a música e o palco, e até o show. Como Fred Mercury (não o prateado), a música flui com uma potencia e glamour maravilhoso, sua presença de palco é algo que preenche todo o espaço.



A música é algo que envolve, dá animo, alegria, tristeza, aumenta a paixão, nos faz chorar trazendo lembranças, amor, amores, namoros, brincadeiras, passeios, amigos, família... Deve ter uma ou duas músicas na vida de qualquer pessoa que um toque inicial já fa com que você pule, grite, sorria sozinha(o), mexe de forma tão poderosa.
Foi assim que aconteceu comigo e minha esposa, conversando sobre a música, relembramos de fatos e artistas que gostamos e vimos a evolução ou não deles com o passar do tempo.

E ai acabamos achando no Sedentário & Hiperativo, a dica dessa jovem, que faz suas produções ao que parece em eu quarto e manda tudo via Youtube, criatividade, beleza, simplicidade, inteligencia, DOM? Vontade? tudo isso em um coquetel chamado Josie.







A música é tão poderosa porque somos feito disso. A música entra em uma freqüência igual a nossa, ou pelo menos parecida trazendo alegria, tristeza, euforia, etc... a frequencia da música está parecida com a nossa naquele momento por isso ficamos do jeito que ficamos ou nos recordamos de fatos.

Qual é a música que toca você? Qual a música que é parte da sua vida? Como a música está na sua vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...