SE É A MERA CURIOSIDADE QUE AQUI TE CONDUZ, DESISTE E VOLTA; SE PERSISTIRES EM CONHECER O MISTÉRIO DA EXISTÊNCIA, FAZ O TEU TESTAMENTO E DESPEDE-TE DO MUNDO DOS VIVOS.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A Montanha Sagrada



''Há uma montanha situada no meio da terra ou no centro do mundo, que é ao mesmo tempo pequena e grande. É branda e, ao mesmo tempo, extraordinariamente áspera e resistente. Está longe e perto da mão; mas é conservada invisível pela divina Providência.


Nela se ocultam os mas avultados tesouros, cujo valor o mundo não pode calcular. Devido à inveja e à malícia. Essa montanha acha-se repleta de feras cruéis e aves vorazes, que lhe tornam o trânsito difícil e perigoso e, por isso, até agora, visto que os tempos ainda não são chegados. O caminho para ali não pode ser seguido por todos, mas só pelo homem que se eleva pelo seu próprio trabalho e estudo.

Ireis certa noite a essa montanha, quando ela se vos apresentar mais distante e escura, procurando preparar-vos pela prece. Insisti sobre o caminho que ireis ter à montanha, porém não indagueis de alguém onde se acha ela; segui unicamente o vosso guia, que vos oferecerá por si mesmo e vos encontrará no caminho. Esse guia levará a montanha à meia-noite, quando tudo estiver em silêncio e às escuras. Importa que vos armeis de um ânimo resoluto e heróico, para não vos assustardes pelo que aconteceu e não cairdes de costa. Não carecereis de espada ou de outra qualquer arma material, mas apenas deveis apelar a D-us, procurando-o sincera e cordialmente.


Quando houverdes descoberto a montanha, o primeiro prodígio que sucederá é este: uma furiosíssima ventania abalará toda montanha e porá em pedaços as rochas. Deparareis com leões, dragões e outros animais ferozes, porém não tenhais medo de qualquer deles. Sede resoluto e cuidai de não voltardes para trás, pois o vosso guia, que vos trouxe aqui, não consentirá que vos suceda mal algum. Quanto ao tesouro, ainda não está descoberto, mas isso se dará logo. Após essa ventania virá um terremoto que derrubará tudo o que a ventania poupou. Esteja seguro de que não caireis. Passado o terremoto, seguir-se-á um fogo que consumirá os escombros da Terra e descobrirá o tesouro, porém ainda não podereis vê-lo. Decorridas todas essas coisas e ao aproximar-se da aurora, haverá uma grande calmaria; vereis então erguer-se a estrela da manhã e dissiparem-se as trevas. Concebereis um grande tesouro; a coisa principal e a mais perfeita é uma certa e sublimada tintura, com a qual o mundo, se servir a D-us e se mostrar digno de tais dons, pode ser tinto e convertido no mais puro Ouro.''

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...