SE É A MERA CURIOSIDADE QUE AQUI TE CONDUZ, DESISTE E VOLTA; SE PERSISTIRES EM CONHECER O MISTÉRIO DA EXISTÊNCIA, FAZ O TEU TESTAMENTO E DESPEDE-TE DO MUNDO DOS VIVOS.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Takemusu Aiki – Escritos de Morihei Ueshiba





Certamente este é o texto mais importante existente sobre o aikido pois explica a sua essencia , o Takemussu Aiki, que é divulgado pelo Instituto Takemussu e pelos Dojos que ensinam o Aikido Tradicional na forma ministrada pelo Fundador Morihei Ueshiba. Estes escritos são muito importantes, pois deixam claro o que era o Aikido para o Fundador. O Aikido moderno por várias razões tende a não dar muita importância para estas bases, que na opinião do prof. Wagner Bull, provoca grande erro, pois sem entender esta forma de pensar do Fundador, as técnicas perdem o sentido em seu significado mais profundo.

Takemusu Aiki – Escritos de Morihei Ueshiba, Fundador do Aikido 
Por Morihei Ueshiba

Fonte Aikido Journal #116 (1999)

O Aikido Journal sente-se gratificado, por publicar a primeira de uma série de escritos de Morihei Ueshiba, o Fundador do Aikido. Essas conversas foram transcritas e editadas por Hideo Takahashi do Byakko Shinkokai e originalmente publicada como Takemusu Aiki em 1976. A importância desses escritos é como uma fonte primária de um valioso material sobre como a visão espiritual de Morihei Ueshiba não pode ser sobrescrita. 


Os leitores que quiserem ir à fundo na filosofia do fundador irá encontrar um grande desafio explorando esses textos. A simbologia e as metáforas empregadas por O-Sensei originadas dos textos xintoístas como o Kojiki e são também influenciadas pela religião Omoto e seu co-fundador Onisaburo Deguchi. Ainda abundantes são as referências ao kotodama, outra crença xintoísta incorporada na religião Omoto que afirma que as vibrações primordiais por trás das letras e dos sons tem um valor intrínseco capaz de influenciar a realidade física. Os significados de muitas passagens são obscuros e ainda temos que frequentemente pesquisar alguns termos na tentativa de continuar motivados na leitura desse difícil texto.Eu gostaria sinceramente de agradecer à Sonoko Tanaka por sua competência em traduzir os termos em japonês para um inglês compreensivo e por procurar o material usado nas anotações. – O EditorÉ um grande prazer para todos nós que temos estudado aikido dia após dia, saber que Takemusu Aiki irá ser reimpresso em um novo e melhor formato.

Takemusu Aiki é uma coleção de ensinamentos do fundador do aikido, Morihei Ueshiba, e eu expresso aqui minha apreciação ao Sr. Hideo Takahashi por seu maravilhoso trabalho. Eu imagino que este tenha sido uma árdua tarefa transcrever e editar tão fielmente esse difícil conteúdo. 

Como vocês sabem, a importância de O-Sensei tem atraído em vários campos desde que ele ensinou sobre a relação existente entre corpo e espírito, especialmente numa época em que a desordem mental é considerada universalmente como um grande problema social e este fato contribuiu para o crescimento do aikido.

Dos numerosos livros de aikido, Takemusu Aiki é o trabalho mais representativo sobre o pensamento e os fortes ensinamentos que O-Sensei nos deixou sobre verdades essenciais. Isto é, portanto, um livro que nós sempre devemos ter em mãos.

Além disso, O-Sensei comentou, “Não há ninguém além de Goi Sensei que sabe sobre a minha mente.” Goi Sensei foi um amigo íntimo do meu pai e, Sr. Takahashi, um aluno de Goi Sensei, dedicou-se profundamente a gravar os ensinamentos de O-Sensei e compilá-los em Takemusu Aiki. Isto pode ser dito como o momento certo para a publicação desta nova edição e que este livro vai ser considerado como um precioso artigo para ser lido por diversas pessoas de diversas áreas. 

Por favor, aceite minhas sinceras congratulações para a nova edição de Takemusu Aiki.
Kisshomaru Ueshiba 
Doshu do Aikido
Outubro de 1986

Nota: (Goi Sensei era amigo do Fundador e lider de uma organização chamada Byakko Shinko Kai e escreveu um livro, existente na biblioteca do Instituto Takemussu).

ABAIXO AS PALAVRAS VERDADEIRAS SOBRE O AIKIDO PELO FUNDADOR:

Hoje, como disse, vou descrever para vocês o que é aikido.

a. Aikido é o princípio da eterna continuação através dos tempos do único e mesmo sistema do Universo.
b. Aikido é a verdade dos céus e o maravilhoso trabalho de Takemusu Aiki.
c. Aikido é o caminho da união e da harmonia do Céu, Terra e humanidade.
d. Aikido é, entretanto, o caminho para se perceber toda a criação.
e. Aikido é o supremo trabalho do kotodama e o Grande Caminho da Purificação Universal (misogi).
Aqueles que acreditam profundamente neste caminho devem servir na administração de encontrar uma Nação Universal.




Nós devemos aceitar nossas missões como seres humanos e nos tornar guias para a Grande União e Harmonia da Família Universal. Entretanto, nós devemos entender a Verdade Universal, o verdadeiro estado das coisas, e nos tornar um com a mente de Deus. Nós devemos aprender com as manifestações e trabalhos de Deus nesse Grandioso Universo, e concordar com Sua administração servindo como uma espada (tsurugi).

No aikido, é absolutamente indispensável que nós permaneçamos na Ponte Flutuante do Paraíso (Ame no Ukihashi). Isto é essencial para que nós retornemos e nos unifiquemos com Deus, que é a forca espiritual, o Pai Original. (Nota : Ver livro Aikido o Caminho da Sabedoria onde o prof. Wagner Bull explica esta ideia em detalhes técnicos e mitológicamente).

E nós devemos ficar na Ponte Flutuante mesmo se não conseguirmos encontrar nada. Antes de Deus nós devemos abandonar nosso ego, libertando a nossa mente de todos os pensamentos e ficarmos prontos para executar os trabalhos divinos para acalmar nosso espírito (kon) e retornar a Deus.

O trabalho divino primário é nos tornar um com Deus, o Criador, retornando à ele e nos unificando em harmonia com Deus. Nós podemos perceber esse trabalho expondo nossas missões nos dada por Deus e nos unificando com o Espírito Divino, que é, nos tornar um com o Grande Universo.

Entretanto, nós devemos colocar nosso espírito e corpo em ordem, mas independente de cada um. Nós preparamos nosso espírito e corpo para avançar dentro do mundo do ki, ryu, ju, e go. (Sensei Wagner usa, Ko Tai, Ju Tai, Eki Tai, Ki Tai em suas aulas para explicar em termos técnicos estas 4 almas conforme lhe explicou Tamura Sensei).

Quando estabilizando corretamente os limites entre ki, ryu, ju e go e claramente dominá-los, isto é chamado de shinkishin, a habilidade da mente de ver as coisas do jeito que elas são.

Agora aikido é o nome dado para a nossa prática do caminho para atender ao espírito e corpo do Universo, e o Caminho da unificação com a luz da harmonia.

Por exemplo, se há algo sujo na terra, os insetos vêm e limpam-no. Inseto, peixes, pássaros e todos os outros animais têm seu próprio jeito de cuidar das impurezas desse caminho.

Como seres humanos nós devemos nos purificar de todos os pecados e impurezas e aceitar nossas próprias missões divinas. Isto é o que nos oferece o aikido, e é por este propósito que você (citando a audiência de Byakko Shinko Kai) oferece “A Reza para a Paz Mundial” que Goi Sensei falava. Mas, se você reza apenas nessas palavras, não irá funcionar. Você deve na realidade viver para rezar, ou nada será válido.


Aikido é a arte marcial (Bu) da verdade; é o trabalho do amor.

É o caminho para se proteger todas as coisas vivas desse mundo, então, aikido é uma bussula que dá vida à todas as coisas.

É a manifestação de takemusu que deu a luz à todas as técnicas marciais que foram criadas.

As artes marciais e suas formas são a lei que protege o crescimento de tudo existente no mundo de acordo com a lei da vida e o crescimento da natureza.

Um texto completo sobre este assunto ficaria muito longo se eu entrar em detalhes, então irei explicar brevemente.

Ubuya (maternidade) é onde cultivamos e aperfeiçoamos o espírito japonês (yamatodamashii) que protege os princípios da verdade existente na natureza.

Entretanto, o aikido trilha o caminho de Masakatsu-Agatsu-Katsuhayabi e é o poderoso trabalho do kotodama que clarifica o verdadeiro significado da união da religião com o ser, que é a mais alegre forma da Grande Democracia e da Grande Liberdade.

O aikido revela o caminho de misogi, guiando as pessoas para o Mundo da Paz e da Reza e serve como um compasso harmonioso da completa união de todo o ki puro da natureza.

Agora não devemos falhar na compreensão do trabalho divino que nos é dado e devemos executar nossa parte como filhos de Deus sendo misericordiosos e iluminados. Nós devemos servir ao trabalho para a criação de uma Nação Universal e para a perfeição da humanidade. Abraçando os três mundos (o mundo da aparência, o mundo subconsciente e o mundo Divino), nós devemos doar nossas vidas para unir em harmonia e administrar esse trabalho. Este é o caminho que nos completa e é também a prática do aikido.

Eu gostaria de dizer isso para todos vocês como um membro da Família Universal.

SU-U-AH..... (Ueshiba Sensei emite um kotodama). Deste, A-O-U-E-I nasce o ser. A-O-U-E-I é a manifestação dos oito poderes (hachiriki). O Universo foi criado através do trabalho do kotodama.

O Universo é a manifestação da vontade divina dos seis espíritos de TA-KA-A-MA-HA-RA, A-O-U-E-I, a manifestação vivente dos três elementos e oito poderes (sangen hachiriki), e os 75 kotodamas. (Nota: O prof. Wagner Bull explicou que embora na lingua japonesa exista 50 sons, O sensei havia praticado Shingon Budismo que teve por origem o sanscrito que tem 75 sons. Isto faz a diferença existente nos livros de Nakazono e Willian Gleadson que estudaram Kotodama de outras fontes).

Sangen (literalmente, as três origens) refere-se ao ki, ryu, ju e go. Eles são também iku musubi + taru musubi, e tamatsume musubi. Este é o takemusu do aikido. Takemusu o treino do cultivo da habilidade de usar a gravidade.


Aikido é o trabalho de Ame no Murakumo Kuki Samuhara Ryuou.

Ame no Murakumo é o trabalho do Ki Universal, o ki da Ilha de Onogoro, e o ki que respira através de todo o ki de tudo que existe no Universo.

Kuki é uma espada com duas lâminas que corta e une o Grande Espírito da Terra e Céu, o que a torna a espada de duas lâminas do Céu e da Terra.

Samuhara é uma palavra para enaltecer a maior virtude e mérito do mundo. (Ryuou significa literalmente “Dragão Rei”).

Concluímos então que o aikido avança em sentido da perfeição do mundo inteiro para poder estabelecer uma ordem entre o Céu e a Terra.

O aikido é o Grande Caminho para purificar completamente o mundo. Ele purifica e limpa todos os pecados, malícia e mal do Universo e toma conta dele.

Isto é feito através do kotodama.

O Caminho de aiki é o caminho da proteção do amor. Sem amor, nada no mundo pode ser feito. Entretanto, eu creio que esse mundo será destruído se o verdadeiro trabalho de aiki não for levado adiante.

Nós devemos proteger esse mundo trilhando nosso caminho entre os três mundos: aparência, subconsciência e Divino. Isso é uma manifestação de Buddha (Saisho Myo Nyorai).

Aiki é um Caminho cuja missão é de reconstruir esse mundo flutuante centrando-se no Universo.

Nós nos purificamos, pessoas, nações, e todo o mundo e seguimos no nome de Deus.

Finalmente, o verdadeiro trabalho do aikido será realizado. Eu não conheço outra forma, exceto o aikido, capaz de reconstruir esse mundo.

Nós temos que entrar no portão principal através do Budo, proteger a humanidade da destruição, e dedicarmo-nos para trazer a paz para a humanidade. Este trabalho é uma parte do trabalho do Grande Deus.

O tempo chegou. O trabalho começa realmente esse ano.

Aikido é o caminho da sinceridade, e sinceridade é o Caminho da lealdade. Lealdade significa servir para a construção do Paraíso Universal, e nos devotar ao espírito da construção do Céu e da Terra.

Para poder avançar neste Caminho, primeiramente devemos nos aperfeiçoar. Nós temos que melhorar e aperfeiçoar as nações, e reformar e aperfeiçoar a humanidade, pois só assim a Terra será transformada em algo melhor.

Aikido é também o trabalho das cinco vozes A-O-U-E-I. Isto está intimamente ligado à combinação de nigen (duas origens), água e fogo. No xintoismo, elas são as deidades Takami Musubi e Kami Musubi. O mundo foi construído através dos atos dessas duas deidades.

Essas duas origens retornaram à Fonte Original (Ichigen), A Fonte Original de SU+.

Essas são as fontes do espírito e das coisas materiais. Elas nasceram do kotodama “U” e o kotodama “U” nasceu através do desenvolvimento do kotodama “SU”.

Os trabalhos dessas duas vozes, SU e U, são as fontes dos espíritos e coisas materiais, e fontes de tudo no Universo.

Então, de onde vem a voz SU? Ela nasceu do Grande Vazio, quando um ponto surgiu, e tudo de repente, no Grande Vazio.

O Grande Vazio nasceu de Kuu (Mu) onde tudo existe e nada existe ao mesmo tempo. (O que eu chamo de Mu não é o nada. É o mundo sem nenhum objeto, mas onde há luz em toda parte. Nosso mundo nasceu e cresceu desse Mu). Até mesmo santos e iluminados não conseguem achar uma palavra para falar sobre isso. É muito difícil de explicar.

Eu irei dizer-lhes como eu, Ueshiba, fui capaz de compreender isto. Eu executo práticas espirituais diariamente com a intenção de me livrar de qualquer coisa do mundo e eu tive a experiência de ter o meu corpo iluminado, o que se tornou o corpo de Fudo Myo Ou, carregando uma grande luz brilhante de fogo nos ombros, e outra vez eu me tornei o corpo de Kan Zeon Bosatsu. Eu fiz perguntas a mim mesmo e então as compreendi. Eu tenho o universo dentro de mim. Tudo está em mim. Eu sou o Universo, então, não há “eu”. Portanto, desde que sou o Universo há apenas eu, e não outro.

Se falarmos sobre A+2 em termos materiais, eles consistem em Céu-Fogo-Água-Terra, e em termos espirituais os quatro kon (espíritos): Kusu Mitama, Ara Mitama, Nigi Mitama e Sachi Mitama. Eles nasceram das duas origens em concordância com diferentes degraus de intensidade e velocidade das ações desses dois.

Ambos os espíritos e coisas materiais são kotodama, e a verdadeira natureza do Universo é também kotodama. Entretanto, líderes religiosos não conseguem entender esta verdade. Aikido é um trabalho maravilhoso de kotodama que pode fazer esta verdade viva.

Entretanto, aikido é uma religião sem ser uma religião.

Aikido difere-se de qualquer outra arte marcial criada por um ser humano. É a prática de vivenciar toda poderosa verdade e sinceridade dedicando-se ao trabalho completo do corpo e do espírito. 

É meu desejo que você domine o aikido incluindo sua dimensão espiritual. Vamos estudar juntos nos devotando completamente à arte.

(De uma conversa dada no Aikido Hombu Dojo em 15 de Janeiro de 1959, no dia da comemoração do Ano Novo Kagami Biraki).

(4) A Missão do Aikido
A+2 são Iku Musubi, Taru Musubi e Tamatsume Musubi. Eles ainda significam Masakatsu-Agatsu-Katsuhayabi. Se olharmos para eles espiritualmente, A=Kusu Mitama, Ara Mitama, + = Nigi Mitama, 2=Sachi Mitama, e em termos materiais, A= céu, fogo, + = água, e 2= terra.


O Céu é a pura verdade. Sua natureza é a pura Luz Sagrada. O fogo é uma lei e trabalha como um ministro. Um ministro(mestre de Aikido), deve compreender a verdade completamente o que significa que ele deve compreender a Verdade Universal profundamente, manter na mente o Caminho da verdade, leis e cerimônias, e transmitir as leis mundo afora. O significado das leis compreende profundamente o verdadeiro significado de todo o matsuri e ensina aos outros (Matsuri significa a verdadeira conjunção entre o Céu e a Terra, onde estão em harmonia um com o outro. Entretanto, isto é aiki, o aiki entre a Terra e o Céu). 

A água é cerimônia, oficiais do governo e Nigi Mitama. É chamada de Nigi Mitama quando se move harmoniosamente, isto é, unificando o Céu e a Terra através de cerimônias. Isso se chama iya (respeito, cerimônia). Fé muito grande é essencial para essa união. Fé muito grande significa que o Amor está abraçando o Amor. É uma troca de Amor. Toda natureza deve manter esse verdadeiro significado em mente e mantê-lo enquanto expressar-se em função de nunca perdê-lo. Isso se chama o Caminho. Isto é a Terra e são as Pessoas.

Seguindo o Caminho, você deve abraçar totalmente e guardar a verdade no seu coração sem ferir o mundo, mas permitindo a ele penetrar em você, para que você nunca o perca. Você nunca deve se desviar do Caminho. Se você precisar deixá-lo, esse não é o verdadeiro Caminho. Esse Caminho deve ser seguido absolutamente e firmemente.

A Terra é o lugar onde a Luz Divina brilha. A Luz Divina irá radiar em cada ser humano de toda a humanidade, e este será o tempo quando o Japão irá manifestar sua verdadeira natureza na Terra.

Para tornar isto possível, o aikido tem a missão e objetivo de clarear e ensinar o verdadeiro significado da união governamental e religiosa, e o princípio da Verdade existente em toda natureza, e guiar as pessoas para prática do Caminho. (Sei Do Iti).

Todos os seres humanos devem permanecer em Ame no Ukihashi como Ame no Minaka Nushi. Nós devemos ficar como Amida Butsu. Devemos purificar o Universo inteiro nos tornando Luz.
A Terra já é perfeita e Kuni Toko Tachi no Mikoto já começou a aparecer nela. Apenas a humanidade ainda não se completou. Isto se dá por conta dos pecados e impurezas que penetraram em nós. As técnicas do aikido são preparações para destrancar e unir as juntas do nosso corpo. Começando agora, nós devemos purificar mais e mais nossos pecados e impurezas do nosso rokkon. 

Aikido nasceu dessa purificação. É o movimento com a Espada Divina Kusanagi no Shinken. Ela purifica os pecados e impurezas, clareia o princípio da Verdade existente em toda natureza, e toma conta de tudo.

O Caminho do aikido é dar um lugar próprio a tudo no Universo, incluindo pequenos insetos, e proteger o Caminho de cada coisa. Ele ainda clarifica o Grande Caminho, no qual Céu, Terra e Natureza dá vida à todas as coisas no mundo inteiro e permite à elas o crescimento.

Para iniciar esse processo, primeiro você deve afirmar os Santos. Você deve concordar com Deus e Buddha.

Se você tem impureza em seus ouvidos, purifique-os. Se tens pecados em tua boca, limpa-a. Se você tem algo no nariz, limpa-o. Você deve purificar os seis órgãos completamente. Você tem que entregar tudo à Deus, oferecer tudo, e dar de volta tudo à Ele, seu Pai.

Aikido nasceu através das ações da Grande Deidade de Oo Harai Do quando ele fez a purificação no Ahagi Hara em Odo de Tachibana de Himuka e Tsukushi. Isto é A-O-U-E-I, o coro de misogi (purificação). Ainda, o aikido se harmoniza com toda a natureza enquanto purifica os pecados e impurezas. Eu, Ueshiba, gostaria de reparar e reconstruir firmemente esse mundo da forma correta através dos portões das artes marciais.

Traduzido por Sonoko Tanaka

Fonemas
(1) O Sensei disse, “Kotodama é diferente da voz. Kotodama é o sangue vermelho que circula no abdômen.” Goi Sensei explicou, “Kotodama é a vibração antes das idéias e sons transformarem-se em letras e sons, isto é, a vibração da Luz do próprio Deus. Quando é manifestada em letras e sons, é a expressão de que o trabalho do kotodama foi cumprido”.

(2) O Sensei ainda disse, “Administração significa história, passado-presente-futuro,” e “Administração é a manifestação da ciência.”

(3) Ame no Ukihashi literalmente significa A Ponte Flutuante do Paraíso. É a ponte que conecta o Céu e a Terra. Portanto, situar-se em Ame no Ukihashi significa situar-se entre o Céu e a Terra. No Kojiki, as antigas crônicas japonesas, está escrito que duas deidades ficaram nessa ponte, e começaram o seu primeiro trabalho criando os países (ilhas).

(4) Kon: Goi Sensei disse, “Rei é a manifestação do Espírito Divino trabalhando livremente sem nenhum vínculo, enquanto kon é a manifestação das ondas espirituais que, do Mundo Divino, estão trabalhando sobre os mundos (mundo espiritual, mundo subconsciente e mundo físico.)” Rei refere-se ao espírito, enquanto kon refere-se aos pensamentos que se acumularam no corpo subconsciente e no mundo subconsciente. Quando dizemos reikon, nos referimos ao espírito acompanhado por suas ondas de pensamentos acumulados, o que pode ser traduzido tanto como “espírito” quanto “alma”. Ambos, “espírito” ou “alma” são comumente usados para traduzir o termo.

(5) Literalmente, ki: ar, mente, e espírito; ryu: fluído, fluir; ju: leveza, flexibilidade; go: solidez, dureza. O-Sensei explica, “Ryu, ju e go são trabalhos do ki. Ryu é a verdadeira natureza dos animais. Ju é a característica da vegetação, e go a dos minerais.”

(6) Takemusu é a arte marcial japonesa definitiva. É o Trabalho Divino que livremente produz técnicas eternamente mutáveis.

(7) Ame no Ubuya: No Kojiki, está escrito que, depois da criação dos países (ilhas), as duas deidades, Izanagi no Mikoto (masculino) e Izanami no Mikoto (feminino) deram vida à várias deidades. Entretanto, quando Izanami no Mikoto deu vida à deidade do fogo, ela foi queimada, passando a ser Yomi no Kuni (Hades ou o mundo subconsciente).

Inazagi no Mikoto quis vê-la novamente e visitá-la em Hades, mas ficou chocado com a sua terrível aparência e correu. Izanami no Mikoto ficou furiosa depois do ocorrido, e mandou um horrível demônio feminino para ele. Izanagi no Mikoto jogou fora seu ornamento de cabelo e foi transformado em uvas e brotos de bambu. O demônio parou de correr atrás dele e parou para comer a comida. Então Izanami no Mikoto enviou uma força militar atrás dele, e Izanagi no Mikoto continuou a correr enquanto brandia sua espada pelas costas. A força militar seguiu-o até o limite entre o mundo do subconsciente e o mundo real. Izanagi no Mikoto apanhou três pêssegos e os jogou contra os inimigos, e todos eles correram.

No final, a própria Izanami no Mikoto foi atrás dele, então ele moveu uma grande pedra para bloquear o caminho. Então os dois Mikoto se viram separados pela rocha. Izanami no Mikoto disse, “A cada dia irei matar mil pessoas do seu mundo.” Izanagi no Mikoto respondeu, “Se você matar mil pessoas, irei contruir mil e quinhetas ubuya (nascimentos).”

Este é o significado de ubuya. Sr. Takahashi diz aqui que ele ouviu diretamente de Ueshiba Sensei que esses três pêssegos que dispersaram as forças militares de Yomi no Kuni (o Mundo Subconsciente) são o aikido.

Masakatsu-Agatsu-Katsuhayabi: literalmente significa “A Verdadeira Vitória Sobre Si Mesmo Todos Os Dias. Sua origem está no Kojiki onde uma referência é feita à uma deidade chamada “Masakatsu-Agatsu-Katsuhayabi Ame no Oshihomimi no Mikoto.”

(9) Hachiriki significa literalmente “oito poderes” que são: movimento, lentidão, coagulação, dissolução, tensão, relaxamento, coagulação e separação.

(10) Triângulo, círculo e quadrado, tornam-se um círculo. Eu (Sr. Takahashi) escutei de Ueshiba Sensei que isto é a prática do aikido. Depois, Goi Sensei mostrou-me um livro de kotodama no qual eu encontrei os mesmo símbolos publicados como desenhos da respiração do Universo.

(11) Ame no Murakumo Kuki Samuhara Ryuou: O nome de uma deidade capaz de purificar qualquer karma a qualquer momento. Uma possível tradução literal desse termo não é válida pelo fato de que essa deidade é referida usando-se fonemas do katakana. (Karma significa trabalho. É o trabalho, ou atividade criativa do pensamento de uma pessoa. Refere-se à vibrações sem harmonia que temos acumuladas no corpo e mundo subconscientes através de ciclos de causa e efeitos “kármicos”).

Ilha de Onogoro: No Kojiki, quando Izanagi no Mikoto e Izanami no Mikoto começaram a criação dos países enquanto flutuavam em Ame no Ukihashi, eles colocaram uma lança (hoko: similar a uma lança, mas com uma lâmina dupla na ponta) no oceano e fincaram-na. Quando retiraram a lança, o sal da água do mar saltou e acumulando-se formou uma ilha. Essa é a Ilha de Onogoro. Então as duas deidades desceram na ilha e deram forma a muitas outras ilhas.

(13) Takami Musubi e Kami Musubi: eles são, juntos com Ame no Minaka Nushi, as três primeiras deidades criadas logo após o nascimento do Universo.

(14) Goi Sensei explica: “Kuu não é uma condição negativa ou nihilística. Não contêm nada, ainda que contenha tudo. É a própria vida vibrante de Deus.

(15) Fudo Myo Ou: uma das cinco deidades que batem nos demônios e salvam as pessoas. Sua aparência usualmente expressa raiva.(Nota: Ver o livro Aikido o Caminho da Sabedoria –Editora Cultrix excrito pelo prof. Wagner Bull, volume 2 e vai se encontrar explicações e um desenho desta entidade).

(16) Kan Zeon Bosatsu é um bosatsu (Bodhisattva) que nasceu nesse mundo tendo feito um trabalho em prol dos outros.

(17) Quatro kon: O-Sensei explica em outros capítulos, “Kusu Mitama é verdade, a qual é a manifestação de todas as características da Fonte Original. Ara Mitama é o primeiro trabalho divino na Terra de onde as leis foram estabelecidas. É a natureza do conhecimento. Ele seta leis com o seu conhecimento. A natureza de Nigi Mitama é a educação, cerimônias que significam harmonia e união. É chamada musubi (união, combinação) e também Iku Tama (Caminho correto). Então Sachi Mitama é a caridade e o Caminho.” Goi Sensei diz, “No xintoismo eles dizem, ‘Ichi Rei Shin Kon (uma alma, quatro espíritos),’ o que significa que um espírito tornou-se quatro atividades com quatro ondas diferentes, e que o ser humano é capaz de construir seu caráter completamente quando os quatro kon harmonizam-se uns com os outros. Em algumas pessoas, Ara Mitama é muito expressado, enquanto em outras Nigi Mitama é manifestado. Entretanto, em ambos os casos, um ser humano não é capaz de se completar sem que os quatro kon trabalhem nele em harmonia. Alguém disse, ‘Eu tenho esse temperamento por conta da natureza!’, ou outro pode ser muito tímido e introvertido e dizer, ‘Eu sou muito pequeno e franzino por conta da natureza.’ Nenhum dos dois desenvolveu seu caráter por completo ainda. É importante manter em harmonia os quatro kon. Isto é uma prova séria de que o caráter da pessoa foi construído. A maioria dos seres humanos que vivem hoje na Terra são incompletos.” (Nota: O prof. Wagner Bull diz em suas aulas que Ueno Sensei lhe disse que isto são as bases da “psicologia” no Shintoismo, visto que Freud dividia a psique em ego, superego e id),

(18) Goi Sensei disse, “No Kojiki, está escrito que Ame no Minaka Nushi apareceu quando o Universo foi aberto pela primeira vez. Entretanto, Ame no Minaka Nushi é o Deus Universal.”

(19) Goi Sensei disse, “Amida Butsu (Amitabha) é o Buddha, o Salvador no Budismo equivalente ao Deus Universal. É uma Deidade e ainda um Nyorai. Nyorai significa, ‘Vem sem vir, e vai sem ir’. É o Vazio e ao mesmo tempo completa todo o universo. Sua natureza é uma luz brilhante no Coração do Grande Deus. Amida Butsu tem dois trabalhos diferentes, um deriva do outro, assim como Bosatsu (Bodhisattva) é uma outra manifestação do Grande Deus.

(20) Kumi Toko Tachi no Mikoto é a primeira de uma geração de sete deidades que nasceram depois das primeiras cinco Deidades no Céu. As cinco primeiras deidades são, em ordem de nascimento, Ame no Minaka Nushi, Takami Musubi, Kami Musubi – essas são consideradas como um grupo de três deidades,- e depois Umashi Ashikabi Hikoji e Ame no Tokotachi.

(21) Rokkon são os seis órgãos: olhos, ouvidos, nariz, língua, carne e mente, os quais originaram os seis sentidos: visão, audição, olfato, paladar, tato e pensamento. Purificando-se rokkon significa purificar nosso corpo e mente cortando-se todas as relações com qualquer ilusão vinda desses seis órgãos.

(22) Kusanagi no Shinken: Também chamada de kusanagi no ken ou kusanagi no tsurugi. No Kojiki, está escrito que Susanoo no Mikoto é filho de Izanagi no Mikoto. Izanagi no Mikoto nasceu da última geração do grupo de sete gerações e é visto junto com Izanami no Mikoto como um casal, e são, uma geração conjunta. Susanoo no Mikoto foi exilado do Céu por conta do seu mal comportamento e desceu para um lugar chamado Izumo onde foi ouvido por um velho casal que tinha uma serpente com oito cabeças vivendo com eles e comeu suas oito filhas. Susanoo no Mikoto embebedou a serpente com sake, e quando as oito cabeças dormiram, ele cortou a serpente com a sua espada. Entretanto, quando ele chegou na metade do seu trabalho, a lâmina quebrou. Ele achou isso estranho e então abriu um talho com o cabo de sua espada. Então ele encontrou uma grande e maravilhosa espada. Ele entendeu que a espada era extraordinária e ofereceu à sua irmã Amateratsu Oomikami. Esta é a kusanagi no ken. ( No volume 1 do livro Aikido o Caminho da Sabedoria há uma gravura e uma explicação desta estoria mitologica).

(23) Ahagi Hara em Odo de Tachibana de Himuka em Tsukushi é o lugar onde Izanagi no Mikoto realizou o misogi para purificar seu corpo inteiro após retornar de Yomi no Kuni (Hades ou o mundo subconsciente), o qual é um mundo feio e impuro. Durante seu misogi, várias deidades nasceram e Susanoo no Mikoto foi a última a nascer quando Izanagi no Mikoto limpou seu nariz.


Esta tradução foi feita por Carlos Cavalcanti – aluno do Instituto Takemussu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...