SE É A MERA CURIOSIDADE QUE AQUI TE CONDUZ, DESISTE E VOLTA; SE PERSISTIRES EM CONHECER O MISTÉRIO DA EXISTÊNCIA, FAZ O TEU TESTAMENTO E DESPEDE-TE DO MUNDO DOS VIVOS.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Mestre Da Vinci - Parte II


A Santa Ceia

Vou deixar só um video mesmo com pouco conteúdo.
Na santa ceia existe muitos símbolos descobertos, além dos famosos citados na Obra do escritor Dan Brown.


Lembrando sempre que Leonardo adorava escrever da direita para a esquerda e colocar imagens e textos em seus diários que só podiam ser interpretadas usando um espelho, portanto não é de se estranhar que ele tenha trazido algumas destas brincadeiras para suas telas.
Faça da seguinte maneira
1 – copie e cole a imagem da Santa Ceia (que providencio aqui) em outra Layer
2 – Inverta a imagem (flip horizontal)
3 – sobreponha a layer sobre a imagem original utilizando a ferramenta “hard light” com 50% de transparência.
O resultado será o seguinte, entre outras curiosidades:
São Filipe aparece carregando um bebê em seus braços. As lendas templárias dizem que, após Jesus ter sido retirado vivo da cruz, seus apóstolos precisaram levar Maria Madalena e seu filho em segurança para o Egito e São Filipe foi um dos que a acompanhou nesta viagem.
São Simão, o Zelote, aparece vestido como um Cavaleiro Templário, com capa e túnica. São Simão, como Zelote, foi um dos que auxiliou na revolta dos Judeus contra os romanos, anos após a retirada de Jesus e sua família em segurança de Jerusalém. Uma grande homenagem de Leonardo!
Jesus, refletido, aparece mostrando o famoso “Sagrado Coração de Jesus”, alegoria muito conhecida dentro das Ordens Rosacruzes, da qual Leonardo também fazia parte, representando o Santo Graal. Discretamente, uma taça azul também pode ser vista logo abaixo do coração de Jesus. Compare com a imagem tradicionalmente conhecida no catolicismo e tire suas próprias conclusões.
“E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar e passou a noite em oração a Deus. E quando já era dia, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze deles a quem também deu o nome de apóstolos: Simão, ao qual também chamou Pedro, e André seu irmão; Tiago (menor) e João, Filipe e Bartolomeu; e Mateus e Tomé, Tiago (maior) filho de Alfeu e Simão chamado o Zelador e Judas (Tadeu) filho de Tiago e Judas Iscariotes, que foi o traidor”. LC:6 12-16
Para compreender melhor, colocamos aqui uma reprodução da imagem.
Os apóstolos devem ser observados da direita para a esquerda.
Quem está na cabeceira da mesa é São Simão, que corresponde ao signo de Áries (Signo de fogo e de ação). Simão indica com as mãos a direção a tomar. Áries rege a cabeça na anatomia astrológica, e a testa de Simão é bem realçada na pintura. Sua prontidão ariana também é mostrada pelas mãos desembaraçadas, para agirem conforme a vontade e coragem dos arianos.
Ao seu lado direito, Judas Tadeu, representando Touro. Seu semblante é sereno enquanto escuta Simão (Áries) e vai digerindo lentamente suas impressões, suas mãos na postura de quem recebe algo, caracterizando a possessividade de Touro (que é terra/receptivo, o signo que acumula). No corpo humano, Touro rege o pescoço e a garganta, e o de Judas Tadeu está bem destacado.
Mateus vem em seguida, correspondendo à Gêmeos, signo duplo que rege a interação com as pessoas e a habilidade de colher informações. Mateus tem as mãos dispostas para um lado e o rosto para o outro, revelando o hábito geminiano de falar e ouvir à todos ao mesmo tempo. Mateus era escriba e historiador da vida de Jesus (escreveu um dos 4 livros aceitos como verdadeiros pela Igreja Católica) e Gêmeos rege a casa III, setor de comunicação e conhecimento.
Logo após está São Filipe, representando Câncer. Suas mãos em direção ao peito mostram a tendência canceriana para acolher, proteger e cuidar das coisas. Regido pela Lua, Câncer trabalha com o sentir. Filipe está inclinado, retratado como se estivesse se oferecendo para realizar alguma tarefa.
Ao seu lado está Tiago Menor, o Leonino, de braços abertos, revelando nesse gesto largo o poder de irradiar amor (Leão rege o coração e o chacra cardíaco), ele se impõe nesse gesto confiante, centralizando atenções.
Atrás dele, quase que escondido, está São Tomé, o Virginiano, o famoso “ver para crer”, que, apesar de modesto, não deixa de expressar o lado crítico e inquisitivo de Virgem – com o dedo em riste ele contesta diante de Cristo.
Libra é simbolizado por Maria Madalena, esposa de Jesus. Com as mãos entrelaçadas, ela pondera e considera todas as opiniões antes de tomar posições – Libra rege a casa VII, é o setor do casamento e parcerias, deixado também como mais uma evidência de que os templários possuíam conhecimento sobre o casamento de Jesus e seus descendentes.
Ao seu lado, está Judas Iscariotes, guarda-costas de Jesus, representando Escorpião. Com uma das mãos ele segura um saco de dinheiro (Escorpião rege a casa VIII, que trata dos bens e valores dos outros) e com a outra mão ele bate na mesa, protestando.
Em seguida, Pedro, o Pescador de Almas, representando o alegre Sagitário. Foi ele quem fez o dogma e instituiu a lei da Igreja – Sagitário rege a casa IX, setor das leis, religiões e filosofia. Seu dedo aponta para Jesus – a meta de Sagitário é espiritual. Ele se coloca entre Maria e Judas, trazendo esclarecimentos (luz) à discussão (Sagitário é o “alto-astral” do zodíaco).
Ao seu lado está Santo André, Capricórnio. O signo mais responsável do zodíaco, que com seu gesto restritivo, impõe limites. Seu rosto magro e ossos salientes revelam o biotipo capricorniano. Seus cabelos e barbas brancas e seu semblante sério mostram a relação de Capricórnio com o tempo e a sabedoria.
Ao lado, Tiago Maior, Aquariano, que debruça uma de suas mãos sobre seus ombros, num gesto amigável, enquanto a outra se estende aos demais. Ele visualiza o conjunto, percebendo ali o trabalho em grupo liderado por Jesus. Aquário rege a casa XI, que é o setor dos grupos, amigos e esperanças.
Finalmente, sentado à esquerda, temos São Bartolomeu, o viajante, representando Peixes. Seus pés estão em destaque (que são regidos por Peixes na anatomia astrológica). Ele parece absorvido pelo que acontece à mesa e, com as mãos apoiadas, quase debruçado, revela devoção envolvido pelo clima desse encontro.
Como já disse anteriormente, os iniciados possuem diversas maneiras de passar mensagens uns para os outros bem debaixo das barbas dos profanos. Como disse o Mestre, “quem tiver ouvidos que ouça”.

Vocês verão muitos no video abaixo.



testo do Fr. Del debbio do blog: Sedentario & hiperativo/Teoria da Conspiração

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...