SE É A MERA CURIOSIDADE QUE AQUI TE CONDUZ, DESISTE E VOLTA; SE PERSISTIRES EM CONHECER O MISTÉRIO DA EXISTÊNCIA, FAZ O TEU TESTAMENTO E DESPEDE-TE DO MUNDO DOS VIVOS.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

O Mestre DaVinci


A beleza na Arte.
Falar sobre o Mestre Leonardo da Vince é sempre bem prazeroso e complicado, devido sua gama de trabalhos fabulosos, formidáveis, ímpar e absoluto e ao mesmo tempo, enigmatico, secreto, discreto, velado, de N sentidos e com várias chaves para os iniciados permanecerem ligados a Senda mística.

Leonardo di ser Piero da Vinci é considerado um dos maiores gênios da história da Humanidade, além de Grão Mestre de muitas ordens secretas templárias e rosacruzes, incluindo o famoso Priorado do Sião. Não tinha propriamente um sobrenome, sendo “di ser Piero” uma relação ao seu pai, “Messer Piero” (algo como Sr. Pedro), e “da Vinci”, uma relação ao lugar de origem de sua família, significando “vindo de Vinci”. Leonardo da Vinci é considerado por vários o maior gênio da história, devido à sua multiplicidade de talentos para ciências e artes, sua engenhosidade e criatividade, além de suas obras polêmicas. Num estudo realizado por Catherine Cox, em 1926, seu QI foi estimado em cerca de 180.
Em 1502, ele ficou a serviço de César Bórgia (também chamado de Duque de Valentino e filho do Papa Alexandre VI) como arquiteto militar e engenheiro, nesse mesmo ano ambos viajaram pelo norte da Itália, é nessa viagem que Leonardo conhece Nicolau Maquiavel; no final do mesmo ano retorna novamente a Florença, onde recebe a encomenda de um retrato: a Mona Lisa.
Em 1506, voltou a Milão, então nas mãos de Maximiliano Sforza depois de mercenários suíços expulsarem os franceses.
Entre 1502 a 1506, César Bórgia 
(que, a título de curiosidade, serviu como modelo de inspiração para Maquiavel ter escrito “o Príncipe”) estava planejando tomar o sudário das mãos da família Sabóia e esta informação chegou a Leonardo. O Sudário de Jacques deMolay foi entregue ao Grão Mestre templário, que trabalhou cerca de seis meses nele, para que fizesse uma fraude capaz de enganar os Bórgia. (texto retirado da coluna Teoria da conspiração - Blog Sedentario & hiperativo)


Então, com isso tudo resolvi colocar algo aqui para trazer uma nova perspectiva para todos. O Homem Vitruviano é uma das obras mais vistas do Mestre Leonardo. Descrição sobre a Obra:


Homem Vitruviano - é um desenho famoso que acompanhava as notas que Leonardo da Vinci fez ao redor do ano 1490 num dos seus diários. Descreve uma figura masculina desnuda separadamente e simultaneamente em duas posições sobrepostas com os braços inscritos num círculo e num quadrado. A cabeça é calculada como sendo um oitavo da altura total. Às vezes, o desenho e o texto são chamados de Cânone das Proporções.
O desenho actualmente faz parte da colecção/coleção da Gallerie dell'Accademia (Galeria da Academia) em VenezaItália.
Examinando o desenho, pode ser notado que a combinação das posições dos braços e pernas formam quatro posturas diferentes. As posições com os braços em cruz e os pés são inscritas juntas no quadrado. Por outro lado, a posição superior dos braços e das pernas é inscrita no círculo. Isto ilustra o princípio que na mudança entre as duas posições, o centro aparente da figura parece se mover, mas de fato o umbigo da figura, que é o verdadeiro centro de gravidade, permanece imóvel


Proporções


O Homem Vitruviano é baseado numa famosa passagem do arquitecto/arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio na sua série de dez livros intitulados de De Architectura, um tratado de arquitetura em que, no terceiro livro, ele descreve as proporções do corpo humano masculino:
  • um palmo é o comprimento de quatro dedos
  • um  é o comprimento de quatro palmos
  • um côvado é o comprimento de seis palmos
  • um passo são quatro côvados
  • a altura de um homem é quatro côvados
  • "erit eaque mensura ad manas pansas"
  • o comprimento dos braços abertos de um homem (envergadura dos braços) é igual à sua altura
  • a distância entre a linha de cabelo na testa e o fundo do queixo é um décimo da altura de um homem
  • a distância entre o topo da cabeça e o fundo do queixo é um oitavo da altura de um homem
  • a distância entre o fundo do pescoço e a linha de cabelo na testa é um sexto da altura de um homem
  • o comprimento máximo nos ombros é um quarto da altura de um homem
  • a distância entre a o meio do peito e o topo da cabeça é um quarto da altura de um homem
  • a distância entre o cotovelo e a ponta da mão é um quarto da altura de um homem
  • a distância entre o cotovelo e a axila é um oitavo da altura de um homem
  • o comprimento da mão é um décimo da altura de um homem
  • a distância entre o fundo do queixo e o nariz é um terço do comprimento do rosto
  • a distância entre a linha de cabelo na testa e as sobrancelhas é um terço do comprimento do rosto
  • o comprimento da orelha é um terço do da face
  • o comprimento do  é um sexto da altura
Vitrúvio já havia tentado encaixar as proporções do corpo humano dentro da figura de um quadrado e um círculo, mas suas tentativas ficaram imperfeitas. Foi apenas com Leonardo que o encaixe saiu corretamente perfeito dentro dos padrões matemáticos esperados.
O redescobrimento das proporções matemáticas do corpo humano no século XV por Leonardo e os outros é considerado uma das grandes realizações que conduzem ao Renascimentoitaliano.
O desenho também é considerado frequentemente como um símbolo da simetria básica do corpo humano e, por extensão, para o universo como um todo. É interessante observar que a área total do círculo é idêntica à área total do quadrado (quadratura do círculo) e este desenho pode ser considerado um algoritmo matemático para calcular o valor do número irracionalphi (aproximadamente 1,618).  Fonte Wikipédia.

Pois bem, essas medidas servem(iam) como padrões para pintura, medias, construção e muitas outras coisas por longos anos. Questões místicas foram abordadas sobre quase todos os trabalhos desse Mestre na Arte e eu, vou explorar umas mais.

Nessa Obra retrata o Macro e o Micro, o que é em cima é igual o que está embaixo, Lei Hermética. O Círculo retrata o Todo, a Perfeição, o que buscamos, nossa reintegração.  O Quadrado a forma física de algo que é imperfeito por assim dizer, tentando atingir a perfeição. Mas sempre dentro ou ligada ao Todo.

O Homem de braços fechados com as pernas em forma que lembra uma Cruz, está ligada também a Kabbalah onde mostra a consciência do homem em seu baixo nível ou terreno. Prezo ao mundo material e suas concepções materialistas e profanas. E isso dentro do Quadrado, onde está os quadro elementos de nossa consciência, e onde o quadrado nada mais é que uma Cruz velada.

Mas porque ligada com a Kabbalah? Por que na Árvore da Vida, em sua parte inferior temos: malkuth (reino físico que é onde estamos e o que somos, o refleto material de D-us /Keter, esfera mais alta), Yesod - violeta (a fundação, nossa mente, a porta dela), Hod - laranja (Razão),  Netzath - verde (emoção) e Tiphereth / Shin (espirito) - amarela (Beleza ou esfera Cristica).

Esta última é o que liga nossa mente mundana ao que está mais elevado da Consciência Divina, por isso Cristo nos Liga a seu Pai, e só chegaremos ao Reino de D-us se for pelo Filho. Porque na kabbalah é necessário passar pela esfera de Thiphereth se quiser equilíbrio em tudo dentro de você. Bem, ai temos o Homem em forma de Cruz, dentro do quadrado, certo! São 4 elementos se erguendo ao 5, onde Shin (espirito) ou Tipheret é a Chama Divina que elimina os defeitos.

E o círculo?!
O círculo começa com a esfera de Thipheret onde, estamos ligados a Consciência Divina e nos dá um plano bem mais amplo de como podemos melhorar nossas vidas e ter melhor compreensão sobre os Planos Divinos.
No círculo o Homem já está de braços abertos e pernas abertas formando um outro desenho, algo parecido com uma Estrela. Esse mesmo desenho foi e é usado por muitos estudiosos no ocultismo, e foi deturpado por vários espertalhões, Igrejas, demonitas, satanistas de orkut e entre outros. Como disse a esfera de tipheret está como simbolo de elo entre mundano e Divino, então com esse novo desenho da Estrela é onde fica nossa mente, sempre nos elevando para o Topo/D-us/Keter.

O desenho é usado para simbolizar a ascensão do Homem. Aquele que busca atingir D-us e eliminar todos seus erros, defeitos e impurezas se tornando digno de entrar no Reino dos Céus. Essa mesma representação invertida nos leva ao simbolo satânico ou materialista, das pessoas que são ligadas ao materialismo, as energias baixas e preferem ficar presas a condições primitivas e pensamentos/comportamento atrasados sem chegar a harmonia de seus pensamentos, comportamento e palavras.

Se todos repararem no desenho da Árvore da Vida a primeira esfera de baixo para cima, é o Reino ou onde estamos e o que somos. O barro de onde D-us nos fez entre outras coisas, a cima dela temos 9 esferas onde a 10ª é Keter ou D-us, no meio disso Oito esferas que representam nossas oitavas onde devemos trabalhar.
Tirando as três superiores (a trindade) representa os sete defeitos capitais a serem eliminados.

Pois bem, voltando ao círculo, ele representa nossa consciência desabrochando nos eliminando de pré-conceitos, limitações entre outras coisas. Bem um circulo em cima de uma cruz, ou uma cruz com algo desabrochando sobre ela... o Espiritual sobre o Material...



Espero ter aberto margens para melhor estudo para todos.
Ah! Mais uma coisa, o desenho do Leonardo Davince, tem como centro gravitacional o umbigo, onde é o centro do Circulo e do Quadrado e do Homem, e que, fazendo uma linha dos dedos para os pés temos um triangulo e da base do quadrado para a cabeça outro, formando o Símbolo de Salomão, e o centro desse símbolo... bem...

Bons estudos galera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...