SE É A MERA CURIOSIDADE QUE AQUI TE CONDUZ, DESISTE E VOLTA; SE PERSISTIRES EM CONHECER O MISTÉRIO DA EXISTÊNCIA, FAZ O TEU TESTAMENTO E DESPEDE-TE DO MUNDO DOS VIVOS.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Samurai Musashi Kensei

Adoro mangá!

Simplismente me delicío com a leitura do mangá VAGABOND. O traço, movimentos, personagens, expressões e ações me conduzem ao universo feudal japonês. A conduta, a moral, a disciplina, a tradição... a Honra e o Respeito.
A leitura desse universo faz com que minha alma ferva e ao mesmo tempo fique calma. O andar de um rapaz egocentrico, indisciplinado, arrogante se tornando leve e suave como o vento, ereto como uma árvore, firme como rochas e forte como ninguém jamais foi, isso é fascinante.

Miyamoto Musashi

Muitas situações realmente me fascinaram a tal ponto que fiquei dias, semanas, meses pensando a respeito. E acabo sempre voltando a pensar novamente.

Ex: Quando miyamoto recebe uma flor que vem do palácio de um susserano ao qual ele pretende desafiá-lo. Ao pegar a flor ele nota algo um tanto incomum, a flor mesmo cortada pelo caule continua viva, o corte foi perfeito, o espírito da pessoa que a cortou, estava em uma harmonia tão grande com O Todo, com a Natureza que não afetou a flor. Isso cativo-o e deixou mais feliz e com motivação maior para entrar no palácio e conseguir esse desafio. Depois de um certo tempo, conseguiu uma autorização para entrar no palácio como visitante, mas só iria ver os discípulos mais graduados do susserano.


Conversando com eles, notou que nenhum deles tinha observado a diferença do corte do susserano e do próprio musashi, que fez com o intuito de descobrir se conseguiria algo parecido e em que nível estava.




Outro caso, depois de um ano de peregrinação pelo Japão, Miyamoto volta a Kioto para cumprir o compromisso de um desafio feito a ele. Ele iria desafiar Densischiro Kempô, irmão mais novo do sucessor da academia kempô de esgrima. Só que uma noite antes de entrar na cidade, o irmão mais velho - Seijuro - armou uma emboscada com o intuito de matar musashi covardemente, assim, não seria preciso um embate.

seijuro em sua emboscada para musashi

Mesmo assim, depois de uma longa luta Musashi derrotou o irmão mais velho. Passado uma semana, Musashi se recuperou e foi encontrar o irmão mais novo para o desafio combinado.
Mas antes disso um discípulo de Seijuro, veio tomar as dores do mestre morto. Miyamoto com apenas um golpe o matou.

Discípulo morto por Musashi

Mesmo mostrando e contando brevemente o que ocorreu, não tem como descrever com tanto gosto e maestria como é lido no mangá ou até mesmo no livro que deu origem ao mangá.

Existem muito outros contos dentro do mangá que me deixam embriagado com tanta beleza. Tem que ler toda a história para sentir o crescimento espiritual dos personagens. Como a do própio Miyamoto Musashi que de um bruto e arrogante conseguiu crescer de forma surpreendente e de Sasaki Kojiro, garoto orfão que conhece seu mestre interior e adquire um mestre que o cria e ensina a arte da espada, seu domínio da katana era tão grande que só de olhar para uma pessoa, ele saberia se seria um combate a altura ou não. Se essa pessoa não estivesse a altura de um combate ele recusava o desafio e ia embora. Esse personagem viria a se tornar mais tarde o maior oponente de Miyamoto Musashi - e Sasaki era surdo mudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...