SE É A MERA CURIOSIDADE QUE AQUI TE CONDUZ, DESISTE E VOLTA; SE PERSISTIRES EM CONHECER O MISTÉRIO DA EXISTÊNCIA, FAZ O TEU TESTAMENTO E DESPEDE-TE DO MUNDO DOS VIVOS.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

AIKIDO E A LEI NATURAL

AIKIDO E A LEI NATURAL


(Tese apresentada por ocasião de exame de sandan no Instituto Takemussu).





Mestre: Wagner José Bull
Aluno: Cristiano Lobo
São Paulo, 11 de agosto de 2007




Em março de 1995 tive o primeiro contato com o Aikido, e fiquei fascinado com essa arte marcial tão refinada. E o que me chamou a atenção primeiramente foi a imagem do fundador do Aikido, um homem místico com poderes fantásticos, um verdadeiro budoka !! Também me atraiu o fato dessa arte não ser competitiva, e sim, algo com uma dimensão muito maior onde o propósito é estudar os diferentes níveis de energias existentes na natureza para tornar-nos unos com ela.

Tudo começou no ano de 1883, na cidade de Tanabe, província de Wakayama, onde nasceu Moritaka Ueshiba, um dos homens mais brilhantes da história do Budo. Quando criança ele estudou o Budismo Shingon, uma escola esotérica. Mais tarde Morihei, como passou a ser chamado, estudou algumas formas de Kenjutsu e Taijutsu até encontrar o mestre Sokaku Takeda em 1912 do qual aprendeu a base técnica do que viria a ser o Aikido, sua genial criação. Mas ainda faltava algo para dar sustentação a esse caminho marcial. Foi então que Ueshiba encontrou-se em 1919 com Onisaburo Deguchi, seu tutor espiritual. Após alguns anos de treinamento intensivo e com uma visão mais ampla do que seria um caminho não apenas para o treino do corpo e mente, mas também para o aperfeiçoamento do espírito, Ueshiba formulou um caminho marcial para a purificação do ser humano, onde o objetivo da prática é a união do ser com o Universo.

Ao meu ver, essa união se dá através da limpeza do corpo pelo treinamento constante, da mente pela meditação e do espírito pela intenção do amor verdadeiro, um amor de proteção e de união.

Quando nascemos somos puros, pois, estamos próximos à fonte da energia criativa, mas assim que entramos em contato direto com o mundo, nos sujeitamos às impurezas que nele existem. O acúmulo dessas impurezas, ou tsumi, como é chamado no Xintoísmo, formam os seres como são. Isso nos afasta da fonte universal de energia criativa e ofusca nossa compreensão da Lei Natural do Universo.

A Lei Universal a qual me refiro é a Lei Natural, ou Kannagara, ou ainda a Lei de Deus como alguns preferem chamar. É a única verdadeira Lei para a felicidade do homem; ela nos indica o que devemos e o que não devemos fazer. A Lei Universal existe desde sempre sendo eterna e imutável e só é infeliz quem se afasta dela.

Assim, vejo o caminho do Aiki como um caminho de purificação e ajuste na busca pela unidade com o universo. A palavra Aiki por si só define-se como sendo a combinação das energias, ou seja, Aikido é um caminho da conciliação e harmonia, verificados na natureza.

Quando treino intensivamente sinto que minha percepção do Universo aumenta e posso sentir mais de perto o seu funcionamento, mas, quando o treino cessa volto a ser exposto às impurezas. Por isso os estudantes do caminho devem cultivar a mente alerta, o Zanshin !!

A mente humana funciona fragmentando tudo de acordo com os opostos, o Yin e o Yang, o negativo e o positivo, e, por isso, puro e impuro fazem parte desse mundo. Atingir a unidade é conectar-se com o Ki primordial; portanto, a Lei Natural é a ordem proposta pelo Ki do Universo, o cosmos, onde tudo está contido, inclusive nós seres humanos.

Na natureza, nenhum organismo vive isolado. Os processos de manutenção da vida de cada organismo individualmente, e da natureza como um todo, são interconectados e ajustados uns aos outros, sendo assim, não devemos julgar com a mente dualista, mas sim perceber o fluxo da existência.

A Lei Natural une todas as coisas nesse universo, portanto não há produtos e subprodutos nesse sistema, muito menos lixo, tudo é reciclado continuamente. Todos os fatores podem ser o começo ou o fim de um processo, como na técnica do Aikido. Assim devemos treinar, buscando sempre a combinação perfeita dos fatores, ou seja, devemos imitar a natureza, seguir essa Lei Natural que reina no Universo.

No estágio em que estou, entendo que o Aikido é o estudo e a incorporação da Lei Natural e isso nos é lembrado nos treinos com a vocalização: Kannagara Tamashii Haemase !!

Em meu curso de Engenharia Florestal tenho tido bastante contato com estudos de genética evolutiva dos organismos, e, graficamente o que melhor explica o contínuo processo de evolução é uma espiral e não uma linha do tempo como seria mais fácil imaginar. Essa espiral é a manifestação da Lei Natural em fluxo permanente.

Se analisarmos qualquer fenômeno na natureza, encontraremos a espiral, ascendente e descendente, e, portanto o Aikido não é diferente, Céu, Terra, Fogo e Água formam a espiral!!
E, nossa própria alma também é assim, sendo que, o céu representa a sabedoria, ou Kushimitama, a terra representa o amor, ou Sachimitama, o fogo representa a bravura e coragem, ou Aramitama, e, a água representa a virtude social, as boas relações, ou Niguimitama. Toda a existência, manifesta e oculta, pode ser entendida pela espiral.

A Lei Natural é a espiral !! e para que possamos percebê-la é necessário o treinamento constante com o coração sincero e aberto aos grandes ensinamentos do grande mestre, que é o próprio Universo.


Ao longo do treinamento, o corpo se purifica e conseqüentemente atinge-se um estado mental de clareza e tranqüilidade. Intensificam-se os sentidos e, a partir de então se pode aperfeiçoar o espírito. Na filosofia do Aikido, essa trilogia mente-espírito-corpo denomina-se Ki Shin Tai. Mais uma vez observa-se a mente pensante dividindo o todo para o entendimento racional.

De certa forma quando produzimos pensamentos nos desconectamos do centro e focamos apenas as partes do todo. Para percebermos a Lei Natural temos que limpar a mente de pensamentos e apenas sentir o fluxo da energia Ki.

Incorporando a forma, podemos nos livrar da forma, pois, não é mais necessário pensar, mas sim, agir de acordo com as vibrações do Universo onde tempo e espaço são relativos. Assim o caminho do Aikido é um veículo para aprendermos a Lei que age na Natureza, e através do Misogi, ou purificação podemos chegar mais perto de atingir esse objetivo.

Como disse Morihei Ueshiba: O Coração do Aikido é Misogi !!

Quero terminar com um ensinamento japonês:
''MITAMA MIGAKI E CHITSUJO MIGAKI''
Polir o espírito leva a polir a nossa percepção quanto a verdadeira ordem natural das coisas!



Agradecimentos:

Agradeço primeiramente o Daishizen que possibilitou a existência desse momento !
Agradeço meus Pais por me gerarem e me darem sustento com carinho e amor !
Agradeço minha mulher Liliane por estar presente em minha vida!
Agradeço meu Sensei Wagner Bull por ter me ensinado as bases de um Aikido verdadeiro !
Sou muito grato ao Universo por me dar um filho tão lindo e que me dá forças pra perseverar em todas as situações !!!!
Agradeço ainda meus irmãos e amigos que estiveram comigo todo esse tempo!
Agradeço também meus alunos, pois sem eles não haveria o Marubashi Dojo, meu projeto de vida !!













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...