SE É A MERA CURIOSIDADE QUE AQUI TE CONDUZ, DESISTE E VOLTA; SE PERSISTIRES EM CONHECER O MISTÉRIO DA EXISTÊNCIA, FAZ O TEU TESTAMENTO E DESPEDE-TE DO MUNDO DOS VIVOS.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

AIKIDO E A PERCEPÇÃO DO KI UNIVERSAL

AIKIDO E A PERCEPÇÃO DO KI UNIVERSAL
Prof. Wagner Bull

Meu conhecimento até este momento indica que o treinamento do Aikido é um estudo dos poderes da Natureza, e é um exercício para desenvolver a percepção do Ki universal e individual para que o homem possa reverberar com a Energia Criativa, ou seja, a meta final do AIkido é o Takemussu Aiki.

Ele não pode ser ensinado, e sim alcançado pela intuição através do treinamento e da busca contínua, pois isso depende da percepção de cada pessoa. É mais uma questão de percepção do que de métodos de treinamento. Diferentes pessoas terão sempre um Aikido diferente por terem compreendido diferentes aspectos e pontos de vista em seus treinamentos.

O bom mestre é aquele que consegue estimular seus alunos a treinarem firme e de forma disciplinada e continua buscando a essência da arte, mas ele mesmo deve ser um buscador dando o bom exemplo. O Aikido é o que é principalmente porque 4 homens importantes compartilharam suas percepções dos poderes da Natureza com a humanidade e as colocaram em prática: Sokaku Takeda, Onisaburu Deguchi, Morihei Ueshiba e Kishomaru Ueshiba.

Cada um deles fez bem seu trabalho. É claro que algumas pessoas treinam Aikido e desenvolvem níveis mais altos de percepções e outras não o conseguem. É o mesmo que estudar música. Algumas pessoas jamais serão “virtuosos” não importa o quanto pratiquem pois não conseguem eliminar totalmente os obstáculos que impedem a sua conexão com o divino. A Perfeita Iluminação e a demonstração efetiva do verdadeiro poder do kokyu, ao nível de Takeda Sokaku, ou de Morihei Ueshiba, assim como ser um grande músico, consequentemente, não é para qualquer pessoa. Não é apenas uma questão de método de treinamento e de experiência, mas do meu ponto de vista, isso se deve principalmente ao DNA, ou em outras palavras, a uma dádiva individual da Natureza para cada individuo.

Vou dar um exemplo: m ilhões de pessoas, no Brasil, treinaram e praticaram futebol, mas só o Pelé foi capaz de fazer o que fez. É exatamente a mesma coisa com o Aikido. Apesar das técnicas sobre como chutar, tocar a bola é a mesma coisa para todos.A boa noticia é que o treinamento do futebol traz benefícios para todas as pessoas, e é por isso que é tão popular, e é exatamente por esta razão que nós brasileiros continuamos a praticar o futebol, não importando se conseguimos ficar parecidos com Pele ou não. Da mesma forma, praticar Aikido é bom para qualquer pessoa pois ela evolui se torna um ser mais harmonico, mais saudável, e mais alerta às Leis do Universo.Tenho grandes alunos em meu dojo, pessoas com grande potencial e se eles prosseguirem se tornarão fantásticos aikidoistas, e é claro que outros têm um Aikido muito pobre, relativamente falando, e são praticantes há muito tempo, usando os mesmos métodos de treinamento. Mas o que é importante é que eles treinam juntos comigo e nos divertimos juntos, e nos desenvolvemos cada um em um ritmo diferente, de acordo com nossas naturezas.

Não se deve fazer comparações, pois o resultado é sempre relativo, e neste sentido, palavras como “pobre Aikido” ou “fantástico Aikido” não tem sentido, em termos absolutos, e no fundo é o que interessa para cada um. Não precisamos ser Takeda, ou Ueshiba, ou Kishomaru… é suficiente que sejamos nós mesmos, e o treinamento do Aikido certamente nos ajudará a realizar nossas metas individuais e vitais.Não é fácil tocar o corpo de um bom artista marcial que venha nos atacar com toda a sua força, levantá-lo e fazê-lo cair como um saco de batatas, como parece que Takeda Sokaku podia fazer, ou como se acredita que ele fazia. Isso requer “virtuosismo”.Devemos todo o nosso respeito às pessoas que nos deixaram o Aikido como um instrumento para o aperfeiçoamento, não importa a que velocidade possamos usá-lo. Se quisermos melhorar, só há um caminho, treinar duro para desenvolver uma maior percepção de como o KI funciona, mas não devemos cair na armadilha de que temos 100% de chances de nos tornarmos como Ueshiba ou Takeda ou Kishomaru. Cada um tem um nível que atingirá em sua vida, cada um tem uma missão que o universo espera que realizemos.

É muito importante compreender isso, e assim nos tornaremos muito mais tolerantes e viveremos melhor. Embora as comparações com outras pessoas podem nos ajudar a percebermos nossas falhas, jamais devemos diminuir nossa auto estima ou elevá-la como resultado da comparação. O importante é sermos hoje melhor do que ontem e amanhã, melhor do que hoje. Não receiemos o progresso lento, o importante é não ficarmos parados. Com este espírito treinamos diariamente no Instituto Takemussu e procurarmos transmitir a nossos alunos e admiradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...