SE É A MERA CURIOSIDADE QUE AQUI TE CONDUZ, DESISTE E VOLTA; SE PERSISTIRES EM CONHECER O MISTÉRIO DA EXISTÊNCIA, FAZ O TEU TESTAMENTO E DESPEDE-TE DO MUNDO DOS VIVOS.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

AS SETE VIRTUDES PRESENTES NO USO DO HAKAMA


AS SETE VIRTUDES PRESENTES NO USO DO HAKAMA

Tese para exame de faixa preta nidan
Ilidio Lazarieviez Antonio
Shugyo Dojo - Escola: Instituto Takemussu.


Histórico

O hakama começou a ser utilizado pelos samurais-cavaleiros como uma proteção ao externa adicional para guarnecer as pernas dos arbustos ou de outros elementos. A função desta calça pregueada é similar a dos protetores de couro utilizados pelos vaqueiros, porém, como no Japão o couro bovino não fosse particularmente acessível, o hakama era confeccionado com panos grossos.
Originalmente o hakama era um artigo totalmente funcional, entretanto este se converteu em um símbolo de status social, ou seja, em uma vestimenta que permita distinguir rapidamente a um samurai, o que era vital naquelas épocas.
Atualmente, o hakama é utilizado no Japão homens e mulheres, tanto para eventos especiais como na vida diária e, embora não existam mais os samurais como uma classe social, agora são os praticantes de certas artes marciais (tais como o Aikido, o Iaido ou o Kendo) que continuam com o seu uso tradicional como um símbolo de posição. Em geral, dentro das artes marciais que utilizam o hakama como parte do conjunto de vestimentas, o uso desta geralmente se reserva para aqueles que já se graduaram como yudancha (ou faixa preta 1º Dan), porém existem exceções.
Ainda que o hakama de uso general pode ser de várias cores ou inclusive estampado, nas artes marciais geralmente é de cor preta, índigo, cinza ou branco. No Aikido o branco tende a ser utilizado unicamente por mestres de graduação muito elevada.
A forma de amarrar as faixas do hakama pode variar dependendo da arte marcial praticada. No caso do Aikido o nó final é deixado na frente enquanto que no Kendo o mesmo nó é deixado nas costas. No caso do Aikido há uma razão muito prática para este procedimento, uma vez que se o nó fosse deixado para trás, seria muito problemático no momento de se realizar as quedas para trás.

Partes que compõe o Hakama

Como pode ser observado na figura abaixo o hakama é composto de três partes principais sendo estas:

Koshiita - painel de madeira da cintura: é o reforço posterior para a espádua. Geralmente é de um material firme, porém flexível.

Himo - são as cintas ou faixas, sendo subdivididas em:
Ushirohimo, as cintas curtas posteriores;
Maehimo, as cintas compridas frontais.

Hida - so as pregas ou dobras:
Ôhida - a grande prega, ou seja, a prega posterior.
Yosehida: as pregas frontais.


Virtudes que existem e devem ser desenvolvidas no uso do Hakama

O uso do Hakama no Aikido nos remete aos temos de O-Sensei, que disse uma vez: "O Hakama nos faz refletir sobre a verdadeira natureza do bushido (código dos samurais). Vesti-lo simboliza que as tradiçôes foram passadas de geração para geração. O Aikido nasceu do espírito do bushido japones, e através de sua prática devemos aprimorar as virtudes dos sete significados."
Seja uma pessoa leiga ou um artista marcial, há sempre quem diga sobre a beleza estética que o Hakama proporciona ao uniforme de Escolas tradicionais. Contudo, nem todos compreendem a beleza histórica que esta vestimenta japonesa carrega.
O Hakama é assemelha-se a uma saia, mas é na verdade um tipo de calça pre-gueada, usada por cima do dogui. Ele é usado hoje em ocasiões formais e, também na prática de artes marciais tradicionais.
Segundo a história que é repassada oralmente, as dobras ou vincos do Hakama são uma característica visual marcante. Esta vestimenta, além de servir para esconder os pés do lutador e impedir que o inimigo conhecesse seus movimentos, possui ao todo cinco dobras externas e duas internas, que simbolizam as sete virtudes que um samurai deveria ter, as quais são as seguintes:

Yuki : coragem e bravura;
Jin : benevolencia;
Gi : justiça e integridade;
Rei : etiqueta e cortesia;
Makoto : sinceridade e honestidade;
Chugi : lealdade, devoção e
Meiyo : honra, prestigio.

É importante salientar que as virtudes são cuidadosamente transmitidas quando somos crianças. E quando bem zelados, somos fontes inesgotáveis de virtudes quando adultos.
A alma da criança que cresce sem cuidados básicos por parte dos adultos, geralmente se torna campo tomado pelas ervas más dos vícios de toda ordem. E, de todas essas ervas más, as mais perigosas sâo o orgulho e o egoísmo, pois sâo as que dão origem às demais. Por isso a importância dos cuidados desde cedo. Os jardins da alma são férteis e receptivos aos ensinamentos que percebem nas açães dos adultos. Por essa razão vale a pena dedicar tempo no cultivo das virtudes, antes que as sementes de ervas-daninhas sejam ali jogadas, nasçam e abafem a boa semente.
E para se ter Êxito nessa missão de jardineiro de almas, é preciso atenção, dedicação, persistencia e determinação.

Simbolismo

Na tradição japonesa cada uma das dobras ou vincos do hakama representa uma virtude primordial. Existem várias interpretações a respeito destas que vão desde dar-lhe um significado particular a cada uma destas dobras, até definir se a parte posterior deve ser considerada uma o duas dobras.
Uma vez que esta vestimenta foi utilizada tanto pelos samurais, ou seja, a classe guerreira e, posteriormente pela sociedade em geral, as virtudes que caracterizam as prégas dependem precisamente do enfoque particular de cada grupo.

Segundo a sociedade japonesa
Segundo o ponto de vista da sociedade tradicional japonesa, as cinco pregas frontais simbolizam as cinco virtudes fundamentais:

kanji virtude
1 仁 じん: Jin benevolencia, humanidade e caridade.
2 義 ぎ: Gi justiça, moralidade, honra, lealdade.
3. 礼 れい: Rei: gratidão (cortesia e respeito).
4. 忠 ちゅう Chi : Lealdade, fidelidade.
5. 公平 こうへい Kôhei: imparcialidade

A dobra posterior representa as cinco virtudes consolidadas em uma única grande virtude que e a de se tornar um ser humano integral. O kanji para expressar "cinco virtudes" (gotoku 五徳), também se utiliza para representar a base da roda de ferro utilizada nas casas japonesas antigas para esquentar a água, e com isso pode-se dizer que as cinco virtudes são como uma base para o individuo transformar-se.

Segundo o O-Sensei

De acordo com as palavras do O-Sensei, as sete pregas simbolizam as sete virtudes do Budo, as quais são:

kanji virtude
1. 仁 じん Jin : Benevolencia, compaixão, amor universal.
2. 義 ぎ Gi: Justiça
3. 礼 れい Rei: Cortesia e etiqueta.
4. 智 ち Chi: Sabedoria.
5. 信 しん Shin: Sinceridade, confiança, devoção.
6. 忠 ちゅう Chi: Lealdade e fidelidade.
7. 公平 こうへい Kôhei: imparcialidade.

Nota: as cinco primeiras virtudes foram estabelecidas por Confúcio.

Segundo o Bushido

Do ponto de vista dos samurais, as dobras representam os sete códigos do bushido, os quais são as seguintes:

kanji virtude

1. 仁 じん Jin : amor universal, benevolencia, caridade, compaixão, representando o quão generoso ou benevolente é o seu portador.

2. 義 ぎ Gi correção, integridade, justiça,
Representando o valor próprio do portador, sua moral, integridade ou capacidade de tomar decisões corretas.

3. 礼 れい Rei: cortesia, etiqueta, obediencia
Representando o aspecto social ou o comportamento do portador.

4. 勇【気】 ゆう【き】 (ki) coragem, valor, heroísmo
Representando o valor, espírito ou entrega de seu portador.

5. 誠 まこと Makoto: Honestidade, sinceridade, veracidade
Representando que seu portador é digno de confiança.

6. 忠義 ちゅうぎ Chi , gi Devoção, lealdade, fidelidade,
Representando a lealdade do portador ante seu Senhor, mestre ou aliados.

7. 名誉 めいよ Meiyo: Dignidade, honra e prestigio,
Representando a posição honorífica que foi outorgada ao portador.


Um cuidado importante: o Hakama deve ser dobrado corretamente ao final de cada treino para que se preservem as dobras, e com elas suas virtudes. A pressa do dia-a-dia leva muitos alunos a não dobrarem seus Hakamas, o que se torna um grande erro.

Agradecimentos e consideraçõess finais:
Renovo meus agradecimentos, inicialmente a Deus, essa energia infinita que rege silenciosamente o universo.
Agradeço a minha família (pai, mãe, irmão e irma), parentes e amigos cuja soma de suas influencias transformaram-me no que sou nesse momento.
Agradeço ao meu Sensei Wagner Bull pela paciência em tentar me ensinar a relaxar e com isso aprender Aikido, uma vez que meu corpo custa a entender certas coisa básicas.
Agradeço também aos meus instrutores diretos Ney Tamotsu Kubo e Osmar Batista Cunha pela paciência, perseverança e dedicaçâo neste meu aprendizado, pois sei no meu intimo o quanto é difícil fazer uma pedra se mexer.
Agradeço também aos meus dois sempais imediatos Fred e Rodrigo, uma vez que é impossível neste momento entender como poderia ser minha vida sem a influencia desses dois outros irmâos.
Agradeço a todos os instrutores do Instituto Takemussu ou do Brazil Aikikai (Alexandre, Miura, Coronel, Matsuda, Claudinha, entre outros) que, mesmo que por instantes, estiveram dispostos a compartilhar seu conhecimento comigo e com os demais aikidocas.
N?o poderia deixar também deixar de agradecer também a todos os ukes e alunos do Shugyo Dojo, que tantos esforços fizeram no sentido de transformar esse exame em realidade.

Finalizando essa monografia novamente cito o O-Sensei, em dois trechos retirados de seu livro Budo:
"Os nossos iluminados antepassados desenvolveram o verdadeiro Budo baseado na humanidade, no amor e na sinceridade; o seu coração consiste na bravura sincera, na sabedoria sincera, no amor sincero, e na empatia sincera. Estas quatro virtudes espirituais deveriam ser incorporadas no único sabre do treino diligente. Forja constantemente o teu espírito e o teu corpo, e deixa com que o brilho do sabre transformante, permeie todo o teu ser ."
"O treino no Budo, desenvolve coragem, sinceridade, fidelidade, bondade e beleza, e também faz um corpo forte e saudável. O caminho é extremamente vasto. Desde tempos antigos até ao presente, mesmo os maiores sábios foram incapazes de perceber e compreender a verdade na sua totalidade; as explicaçôes e ensinamentos dos mestres e santos, só expressam uma parte do Todo. Não é possível para alguém falar destas coisas na sua totalidade. Simplesmente caminha para a luz e para o calor, aprende dos deuses, e através da virtude da prática devota, une-te ao divino. Procura a iluminação através disto."


Santos, 2 de agosto de 2.008.

Ilidio Lazarieviez Antonio
Iniciado em Aikido pelo Instituto Takemussu site www.aikikai.org.br

Faixa preta reconhecido pela Confederação Brasileria de Aikido- Brazil Aikikai
Site www.aikikai.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...