SE É A MERA CURIOSIDADE QUE AQUI TE CONDUZ, DESISTE E VOLTA; SE PERSISTIRES EM CONHECER O MISTÉRIO DA EXISTÊNCIA, FAZ O TEU TESTAMENTO E DESPEDE-TE DO MUNDO DOS VIVOS.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O Barulho da Carroça



Certa manhã, meu pai, muito sábio, convidou-me a dar um passeio no bosque e eu aceitei com prazer.

Ele se deteve numa clareira e depois de um pequeno silêncio me perguntou:
- Além do cantar dos pássaros, você está ouvindo mais alguma coisa?

 Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi:

 - Estou ouvindo um barulho de carroça.

 - Isso mesmo  - disse meu pai - é uma carroça vazia.

 Perguntei ao meu pai:

- Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos?

- Ora  - respondeu meu pai - é muito fácil saber que uma carroça está vazia por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça maior é o barulho que faz.

Tornei-me adulto, e até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, gritando para intimidar, tratando o próximo com grossura, de forma inoportuna, prepotente, interrompendo a conversa de todo mundo e, querendo demonstrar que é a dona da razão e da verdade absoluta, tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo:



''Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz."

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Mestre Da Vinci - Parte II


A Santa Ceia

Vou deixar só um video mesmo com pouco conteúdo.
Na santa ceia existe muitos símbolos descobertos, além dos famosos citados na Obra do escritor Dan Brown.


Lembrando sempre que Leonardo adorava escrever da direita para a esquerda e colocar imagens e textos em seus diários que só podiam ser interpretadas usando um espelho, portanto não é de se estranhar que ele tenha trazido algumas destas brincadeiras para suas telas.
Faça da seguinte maneira
1 – copie e cole a imagem da Santa Ceia (que providencio aqui) em outra Layer
2 – Inverta a imagem (flip horizontal)
3 – sobreponha a layer sobre a imagem original utilizando a ferramenta “hard light” com 50% de transparência.
O resultado será o seguinte, entre outras curiosidades:
São Filipe aparece carregando um bebê em seus braços. As lendas templárias dizem que, após Jesus ter sido retirado vivo da cruz, seus apóstolos precisaram levar Maria Madalena e seu filho em segurança para o Egito e São Filipe foi um dos que a acompanhou nesta viagem.
São Simão, o Zelote, aparece vestido como um Cavaleiro Templário, com capa e túnica. São Simão, como Zelote, foi um dos que auxiliou na revolta dos Judeus contra os romanos, anos após a retirada de Jesus e sua família em segurança de Jerusalém. Uma grande homenagem de Leonardo!
Jesus, refletido, aparece mostrando o famoso “Sagrado Coração de Jesus”, alegoria muito conhecida dentro das Ordens Rosacruzes, da qual Leonardo também fazia parte, representando o Santo Graal. Discretamente, uma taça azul também pode ser vista logo abaixo do coração de Jesus. Compare com a imagem tradicionalmente conhecida no catolicismo e tire suas próprias conclusões.
“E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar e passou a noite em oração a Deus. E quando já era dia, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze deles a quem também deu o nome de apóstolos: Simão, ao qual também chamou Pedro, e André seu irmão; Tiago (menor) e João, Filipe e Bartolomeu; e Mateus e Tomé, Tiago (maior) filho de Alfeu e Simão chamado o Zelador e Judas (Tadeu) filho de Tiago e Judas Iscariotes, que foi o traidor”. LC:6 12-16
Para compreender melhor, colocamos aqui uma reprodução da imagem.
Os apóstolos devem ser observados da direita para a esquerda.
Quem está na cabeceira da mesa é São Simão, que corresponde ao signo de Áries (Signo de fogo e de ação). Simão indica com as mãos a direção a tomar. Áries rege a cabeça na anatomia astrológica, e a testa de Simão é bem realçada na pintura. Sua prontidão ariana também é mostrada pelas mãos desembaraçadas, para agirem conforme a vontade e coragem dos arianos.
Ao seu lado direito, Judas Tadeu, representando Touro. Seu semblante é sereno enquanto escuta Simão (Áries) e vai digerindo lentamente suas impressões, suas mãos na postura de quem recebe algo, caracterizando a possessividade de Touro (que é terra/receptivo, o signo que acumula). No corpo humano, Touro rege o pescoço e a garganta, e o de Judas Tadeu está bem destacado.
Mateus vem em seguida, correspondendo à Gêmeos, signo duplo que rege a interação com as pessoas e a habilidade de colher informações. Mateus tem as mãos dispostas para um lado e o rosto para o outro, revelando o hábito geminiano de falar e ouvir à todos ao mesmo tempo. Mateus era escriba e historiador da vida de Jesus (escreveu um dos 4 livros aceitos como verdadeiros pela Igreja Católica) e Gêmeos rege a casa III, setor de comunicação e conhecimento.
Logo após está São Filipe, representando Câncer. Suas mãos em direção ao peito mostram a tendência canceriana para acolher, proteger e cuidar das coisas. Regido pela Lua, Câncer trabalha com o sentir. Filipe está inclinado, retratado como se estivesse se oferecendo para realizar alguma tarefa.
Ao seu lado está Tiago Menor, o Leonino, de braços abertos, revelando nesse gesto largo o poder de irradiar amor (Leão rege o coração e o chacra cardíaco), ele se impõe nesse gesto confiante, centralizando atenções.
Atrás dele, quase que escondido, está São Tomé, o Virginiano, o famoso “ver para crer”, que, apesar de modesto, não deixa de expressar o lado crítico e inquisitivo de Virgem – com o dedo em riste ele contesta diante de Cristo.
Libra é simbolizado por Maria Madalena, esposa de Jesus. Com as mãos entrelaçadas, ela pondera e considera todas as opiniões antes de tomar posições – Libra rege a casa VII, é o setor do casamento e parcerias, deixado também como mais uma evidência de que os templários possuíam conhecimento sobre o casamento de Jesus e seus descendentes.
Ao seu lado, está Judas Iscariotes, guarda-costas de Jesus, representando Escorpião. Com uma das mãos ele segura um saco de dinheiro (Escorpião rege a casa VIII, que trata dos bens e valores dos outros) e com a outra mão ele bate na mesa, protestando.
Em seguida, Pedro, o Pescador de Almas, representando o alegre Sagitário. Foi ele quem fez o dogma e instituiu a lei da Igreja – Sagitário rege a casa IX, setor das leis, religiões e filosofia. Seu dedo aponta para Jesus – a meta de Sagitário é espiritual. Ele se coloca entre Maria e Judas, trazendo esclarecimentos (luz) à discussão (Sagitário é o “alto-astral” do zodíaco).
Ao seu lado está Santo André, Capricórnio. O signo mais responsável do zodíaco, que com seu gesto restritivo, impõe limites. Seu rosto magro e ossos salientes revelam o biotipo capricorniano. Seus cabelos e barbas brancas e seu semblante sério mostram a relação de Capricórnio com o tempo e a sabedoria.
Ao lado, Tiago Maior, Aquariano, que debruça uma de suas mãos sobre seus ombros, num gesto amigável, enquanto a outra se estende aos demais. Ele visualiza o conjunto, percebendo ali o trabalho em grupo liderado por Jesus. Aquário rege a casa XI, que é o setor dos grupos, amigos e esperanças.
Finalmente, sentado à esquerda, temos São Bartolomeu, o viajante, representando Peixes. Seus pés estão em destaque (que são regidos por Peixes na anatomia astrológica). Ele parece absorvido pelo que acontece à mesa e, com as mãos apoiadas, quase debruçado, revela devoção envolvido pelo clima desse encontro.
Como já disse anteriormente, os iniciados possuem diversas maneiras de passar mensagens uns para os outros bem debaixo das barbas dos profanos. Como disse o Mestre, “quem tiver ouvidos que ouça”.

Vocês verão muitos no video abaixo.



testo do Fr. Del debbio do blog: Sedentario & hiperativo/Teoria da Conspiração

O Mestre DaVinci


A beleza na Arte.
Falar sobre o Mestre Leonardo da Vince é sempre bem prazeroso e complicado, devido sua gama de trabalhos fabulosos, formidáveis, ímpar e absoluto e ao mesmo tempo, enigmatico, secreto, discreto, velado, de N sentidos e com várias chaves para os iniciados permanecerem ligados a Senda mística.

Leonardo di ser Piero da Vinci é considerado um dos maiores gênios da história da Humanidade, além de Grão Mestre de muitas ordens secretas templárias e rosacruzes, incluindo o famoso Priorado do Sião. Não tinha propriamente um sobrenome, sendo “di ser Piero” uma relação ao seu pai, “Messer Piero” (algo como Sr. Pedro), e “da Vinci”, uma relação ao lugar de origem de sua família, significando “vindo de Vinci”. Leonardo da Vinci é considerado por vários o maior gênio da história, devido à sua multiplicidade de talentos para ciências e artes, sua engenhosidade e criatividade, além de suas obras polêmicas. Num estudo realizado por Catherine Cox, em 1926, seu QI foi estimado em cerca de 180.
Em 1502, ele ficou a serviço de César Bórgia (também chamado de Duque de Valentino e filho do Papa Alexandre VI) como arquiteto militar e engenheiro, nesse mesmo ano ambos viajaram pelo norte da Itália, é nessa viagem que Leonardo conhece Nicolau Maquiavel; no final do mesmo ano retorna novamente a Florença, onde recebe a encomenda de um retrato: a Mona Lisa.
Em 1506, voltou a Milão, então nas mãos de Maximiliano Sforza depois de mercenários suíços expulsarem os franceses.
Entre 1502 a 1506, César Bórgia 
(que, a título de curiosidade, serviu como modelo de inspiração para Maquiavel ter escrito “o Príncipe”) estava planejando tomar o sudário das mãos da família Sabóia e esta informação chegou a Leonardo. O Sudário de Jacques deMolay foi entregue ao Grão Mestre templário, que trabalhou cerca de seis meses nele, para que fizesse uma fraude capaz de enganar os Bórgia. (texto retirado da coluna Teoria da conspiração - Blog Sedentario & hiperativo)


Então, com isso tudo resolvi colocar algo aqui para trazer uma nova perspectiva para todos. O Homem Vitruviano é uma das obras mais vistas do Mestre Leonardo. Descrição sobre a Obra:


Homem Vitruviano - é um desenho famoso que acompanhava as notas que Leonardo da Vinci fez ao redor do ano 1490 num dos seus diários. Descreve uma figura masculina desnuda separadamente e simultaneamente em duas posições sobrepostas com os braços inscritos num círculo e num quadrado. A cabeça é calculada como sendo um oitavo da altura total. Às vezes, o desenho e o texto são chamados de Cânone das Proporções.
O desenho actualmente faz parte da colecção/coleção da Gallerie dell'Accademia (Galeria da Academia) em VenezaItália.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Oração Cabalística




  • 1 Sejam favoráveis a mim, Oh Poderes do Reino Divino.Possam a Glória e a Eternidade estar em minhas mãos, esquerda e direita, para que eu possa obter a Vitória.
  • 2 Possam a Piedade e a Justiça restaurarem minha alma à sua pureza original.
  • 3 Possam o Entendimento e a Sabedoria Divinos conduzirem-me à eterna Coroa..
  • 4 Espírito de Malkut, Tú que trabalhastes e conquistastes; colocai-me no Caminho do Bem.
  • 5 Guiai-me aos dois pilares do Templo, Jakim e Boaz, para que possa repousar sobre eles.
  • 6 Anjos de Netzah e Hod, sejais meus pés, para que possa postar-me firme sobre Yesod.
  • 7 Anjo de Gedulah, consolai-me. Anjo de Geburah, atinjí-me, se necessário, e fazei-me mais forte, para que eu possa merecer a influência de Tifereth
  • 8 Oh Anjo de Binah, dai-me Luz
  • 9 Oh Anjo de Chokmah, dai-me Amor
  • 10 Oh Anjo de Kether, concedei-me a Fé e a Esperança
  • 11 Espíritos do Mundo Yetzirático, retirai-me das trevas de Assiah
  • 12 Oh triângulo luminoso do Mundo de Briah, fazei-me ver e entender os mistérios de Yetzirah e Atziluth.
  • 13 Oh Sagrada Letra Shin
  • 14 Oh Ishim, assistí-me pelo nome de Sadai
  • 15 Oh Kerubin, dai-me força através de Adonai
  • 16 Oh Beni Elohim, sejais meus irmãos em nome de Tzevaot.
  • 17 Elohim, combatei por mim, em nome do Tetragrammaton.
  • 18 Oh Melakim, protejei-me através de Jehovah!
  • 19 Oh Seraphim, dai-me amor sagrado em nome de Eloha.
  • 20 Oh Chashmalim, iluminai-me pelas tochas de Eloi e da Shekinah.
  • 21 Oh Aralim, anjos de poder, sutentai-me por Adonai
  • 22 Oh Ophanim, Ophanim, Ophanim, não esquecei de mim, e não me retirai do Santuário;
  • 23 Oh Chaiot ha Kadosh, gritai alto como águia, falai como homem, rugi e mugi
  • 24 Kadosh, Kadosh, Kadosh, Shadai , Adonaim Jehovah,
  • 25 Eheie Ashr Eheie
  • 26 Aleluia. Aleluia. Aleluia.
  • 27 Amém, amém, amém.

Sejam favoráveis a mim, Oh Poderes do Reino Divino.Possam a Glória e a Eternidade estar em minhas mãos, esquerda e direita, para que eu possa obter a Vitória.

As Potências da Árvore Cabalística, de Malkut, transformando meu corpo na letra Aleph, O mago, a Unidade. Vitória sobre si.

Possam a Piedade e a Justiça restaurarem minha alma à sua pureza original.

O Íntimo e a Consciência, Misericórdia e Justiça, devem equilibrar nossas vidas. Justiça sem misericórdia é tirania; misericórdia sem justiça é conivência divina ao erro. Pureza original, o homem sem máculas. Adão Kdmon.

Possam o Entendimento e a Sabedoria Divinos conduzirem-me à eterna Coroa..

Esses 3 Atributos divinos formam o Triângulo superior:
Inteligência é Binah; Sabedoria é Chokmah, e a Coroa são Kether, o Pai Celestial.

Espírito de Malkut, Tú que trabalhastes e conquistastes; colocai-me no Caminho do Bem.

Os espíritos de Malkut (o mundo físico) são os Ischin (os Viventes).

Guiai-me aos dois pilares do Templo, Jakim e Boaz, para que possa repousar sobre eles.

Em meio as duas colunas do templo encontra-se o Fundamento, a sephira Yesod.
Os Gnósticos as associam às pernas.

Anjos de Netzah e Hod, sejais meus pés, para que possa postar-me firme sobre Yesod.

Anjos de Netzah: Nome Kabalístico: Elohim, Nome Cristão: Principados
Anjos de Hod: Nome Kabalístico: Beni Elohim, Nome Cristão: Arcanjos

Anjo de Gedulah, consolai-me. Anjo de Geburah, atinjí-me, se necessário, e fazei-me mais forte, para que eu possa merecer a influência de Tifereth

Anjo de Gedulah(chesed) – Nome Cabalístico: Hasmalim, Nome Cristão: Dominações
Anjo de Geburah- Nome Cabalístico: Serafim, Nome Cristão: Potestades
Tipheret: (hebr.) Beeza. A sexta Séfira. O princípio do belo e da inspiração, do ideal, do amor ou força atrativa que une os seres. O Pequeno Rosto, Meleck, o Rei, Adam, o Filho, o Homem. Microprosopus ou Face Menor.

Oh Anjo de Binah, dai-me Luz

Nome Cabalístico: Aralim, Nome Cristão: Tronos

Oh Anjo de Chokmah, dai-me Amor

Nome Cabalístico:Ofanim, Nome Cristão: Querubins

Oh Anjo de Kether, concedei-me a Fé e a Esperança

Nome Cabalístico:Hajoth Ha Kadosh, Nome Cristão: Serafins

Espíritos do Mundo Yetzirático, retirai-me das trevas de Assiah

Mundo Yetzirático compreende os 3 sephirots(Yesod, Hod e Netzach) acima das trevas da Matéria (malkut) que está em Assiah.

Oh triângulo luminoso do Mundo de Briah, fazei-me ver e entender os mistérios de Yetzirah e Atziluth.

Mundo de Briah, o mundo da criação compreende os sephirots Thifereth, Geburah e Hesed. É o centro da árvore da vida, onde pode-se ver todos seus ramos.

Oh Sagrada Letra Shin

Shin é o fogo sagrado.

Oh Ishim, assistí-me pelo nome de Sadai

Os ishim, os anjos que se parecem com humanos que aparecem para a humanidade como seres humanos.
Sadai é o nome de Deus apresentado a Abraão que significa Todo-Poderoso, o EL-SADAI.

Oh Kerubin, dai-me força através de Adonai

Os Kerubins são os anjos de Yesod. Literalmente os Anjos cristãos. ADONAI (significado hebraico para “SOBERANO SENHOR”) é utilizado para evitar a pronúncia do nome inefável YHWH .

Oh Beni Elohim, sejais meus irmãos em nome de Tzevaot.

Filhos dos Elohim, são os anjos de Hod, equivalentes aos Arcanjos cristãos.
Tzevaot é o nome de Deus que significa “Deus dos exércitos” ou “das milícias”.

Elohim, combatei por mim, em nome do Tetragrammaton.

Os Elohim são os anjos de Netzach, equivalentes aos Principados cristãos.
Tetragramaton é o nome IHVH, cuja pronuncia verdadeira é desconhecida.

Oh Melakim, protejei-me através de Jehovah!

Os Malachim são os anjos de Tiphereth , equivalentes as Virtudes dos cristãos.
Jehovah é a transliteração do nome IHVH.

Oh Seraphim, dai-me amor sagrado em nome de Eloha.

Os Serafim são os anjos de Geburah, equivalentes aos Potestades dos cristãos. Eloha é o nome de Deus que deriva de uma raiz que evoca “aquele que faz tremer as criaturas” ou, ainda, “aquele que protege contra todo medo”.
Oh Chashmalim, iluminai-me pelas tochas de Eloi e da Shekinah.
Os Chasmalim são os anjos de Chesed , equivalentes as Dominações dos cristãos.
“Shekinah” significa a faceta da revelação divina aos homens, a “Divina Presença”, sendo também considerada a face “feminina” e “materna” dela.

Oh Aralim, anjos de poder, sutentai-me por Adonai

Os Aralim são os anjos de Binah, equivalentes aos Tronos dos cristãos.

Oh Ophanim, Ophanim, Ophanim, não esquecei de mim, e não me retirai do Santuário;

Os Ophanim são os anjos de Chokmah , equivalentes aos Querubins dos cristãos.

Oh Chaiot ha Kadosh, gritai alto como águia, falai como homem, rugi e mugi

Os Hajoth Ha Kadosh são os anjos de Kether , equivalentes aos Serafins dos cristãos. Gritai alto como águia, falai como homem, rugi e mugi: As 4 formas da esfinge. A visão de Ezequiel.

Kadosh, Kadosh, Kadosh, Shadai , Adonaim Jehovah,

Kadosh significa Santo (Santificado 3 vezes).

Eheie Ashr Eheie

Significa Eu sou o que Eu Sou.

Aleluia. Aleluia. Aleluia.

Aleluia significa “Louvem! Adorem!

Amém, amém, amém.

Amém significa “assim seja”.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Música O Ritmo da vida, qual é o seu?

Galera estou completando um ano solar, e com isso entrei em ritmo de festa hehehehe.
Um post leve mostrando a beleza da música e como ela entra em influência com nosso ser, já que somos Música. E, passei a madrugada escutando umas músicas que remetem concentração, poder, magia e harmonia a meu ser.

Veja quais as músicas que te acalmam, quais músicas te alegram, quais músicas te elevam á uma comunicação com teu ser divino, lhe deixando a um passo do paraíso. Essa Roda viva que é a vida nos proporciona alegrias que ficam marcados como temas e esses temas sempre possuem canções. Hoje pela madrugada, escutei musicas ligadas a duas pessoas muito poderosamente influentes em minha vida e na rotina em que estou mergulhado, busca espiritual, realização pessoal em vários campos e amadurecimento como homem, pai, companheiro, irmão e Ser.

Só quero compartilhar isso com todos, não acredito que isso vá influenciar quem quer que leia isso, mas que possa descobrir sua música e se alegrar com tudo isso.













Não consegui colocar o video clip da música, mas acho que serve esse daqui. O clip dessa música tem uma presença muito forte de respeito, a pausa e espera na roda para apresentação e entrada. Gosto muito disso.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

ENTENDENDO O NOME INEFÁVEL


Sejamos sinceros: tem muito Mestre por aí que não tem a mínima noção do que é o Nome Inefável, sua origem e simbologia. Já outros fazem o favor de inventar lendas e teorias místicas que vão além da imaginação dos simples mortais. Entre elas, podemos citar a lenda de que, se você pronunciar o Nome corretamente, terá poderes ilimitados (Superman?). Tratemos aqui apenas do que é real:
O que é Inefável? A palavra inefável descreve algo que não pode ser pronunciado, ou seja, impronunciável, indizível. Seria algo tão sagrado que sua pronúncia seria indevida, restrita apenas aos escolhidos, e dita apenas nos momentos apropriados. Assim, o Nome Inefável seria o nome de um Deus eterno, único, onipresente e invisível. Afinal de contas, se só há Ele, então Ele não precisa ser nomeado, e se Ele está presente em todos os lugares, então Ele não precisa ser chamado. Com essa crença, os judeus posicionaram seu Deus acima dos deuses de outros povos, pois Ele não estava vinculado a animais ou aos astros e não possuía concorrentes.

A MAÇONARIA & A ARTE

Gostaria de fazer uma nota: Em breve estarei colocando aqui material relacionado a este post. Um estudo raso sobre obras, pinturas, estatuas e demais artes relacionadas as Ordens a qual faço parte. Existem muitas coisas bem debaixo dos olhos dos profanos que a galera não esta nem ai, nem desconfiam. 
Mas vou fazer isso, mas pelo fato de mostrar como a arte, arquitetura, pinturas podem ser melhor apreciada ganhando novos olhares. Andar por pontos históricos se torna mais maravilhoso com isso.



Esta pintura, chamada de “O cavaleiro da mão no peito”, mas também conhecida como “O juramento do cavaleiro”, é uma das mais famosas pinturas espanholas. Um dos destaques do Maneirismo, foi pintada pelo artista Domenikos Theotokopoulos, mais conhecido como “El Greco”, por volta do ano de 1584.
Visto por muitos como a melhor representação do espanhol da Idade do Ouro, esse quadro tem sido alvo da atenção dos historiadores da arte ao longo dos séculos. O interesse pela pintura não se deveu apenas pela sua relevância histórica, mas principalmente pelos mistérios que a circundam: a identidade do homem e o significado do seu gesto.
Apesar das suspeitas de que se trata de Juan de Silva ou mesmo de Miguel de Cervantes, não há como confirmar tais teorias. Por tal motivo, oficialmente é um retrato de um “nobre espanhol não identificado”. Mas o mistério que mais curiosidades, estudos, pesquisas e teorias gerou é do sinal que o homem faz: com sua mão direita sobre o peito, como em sinal de respeito ou juramento, mas com os dedos médio e anelar unidos e os demais afastados.
Apesar de teorias como a de que o retratado possuía uma deficiência que mantinha os dedos grudados, ou que o pintor retratou o gesto dessa forma exatamente para alimentar a curiosidade da sociedade, a teoria mais comum entre os historiadores é de ser um “sinal de ritual, apenas inteligível aos iniciados”. 



Como mineiro e maçom, é com orgulho que afirmo que essa teoria de que o gesto do cavaleiro é um sinal ritualístico, mais precisamente um sinal maçônico, pode ser reforçada por outro artista, também mineiro e também maçom: Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. 
Estudos e pesquisas sobre a vida e a obra de Aleijadinho já mostraram que nosso artista incluiu, de forma discreta, sinais maçônicos em muitas de suas obras, entre elas as esculturas dos profetas, concluídas em 1805 e localizadasem Congonhas. Uma dessas esculturas, a de Jeremias, apresenta a mão direita com os dedos médio e anelar unidos e os demais afastados, assim como na pintura de El Greco.
Há indícios de que esse gesto, formando um “M” com os dedos, era um sinal comum na Maçonaria “latina” (Itália, Espanha, França, Portugal e as originadas dessas), usado para identificação em lugares públicos, já que outros sinais eram restritos ao uso em locais “livres dos olhos profanos”. Com o tempo, teria entrado em desuso, assim como outros sinais similares.
Talvez nunca descubram quem é o cavaleiro retratado naquela pintura, mas uma coisa parece ser certa: ele tinha orgulho de ser maçom e queria que os outros maçons soubessem disso.

Escolha, Caminho e Destino

Sempre penso sobre as catástrofes e tragédias que andam acontecendo e se existem culpados por elas. Já notaram que é muito mais fácil colocar a culpa em alguém do que assumir que aquilo tinha que acontecer para o Todo continuar em sua Trilha?
Se existe Destino, o Acaso é uma grande desculpa para qualquer coisa que não encontramos explicações e a Escolha é mera Ilusão. A morte normalmente é vista como um grande Mal, mas é de extrema necessidade para o Ciclo, que na realidade, é Bom e Belo.
-A Escolha é uma Ilusão?
Se acreditarmos em Destino, sim! Não existe Escolha e qualquer tipo de decisão que tomamos faz parte de uma linha de segmentos preestabelecidos e que não podem ser alterados, ou seja, Destino.
Você deve pensar que pode driblar esse Destino e escolher outro Caminho tentando fazer uma surpresa para O Escritor, Mas com certeza foi Ele quem decidiu que você iria mudar seu rumo.

O Milho de Pipoca


A transformação do milho duro em pipoca macia é símbolo da grande transformação por que devem passar os homens para que eles venham a ser o que devem ser.
O milho de pipoca não é o que deve ser. Ele deve ser aquilo que acontece depois do estouro.

O milho de pipoca somos nós: duros, quebra-dentes, impróprios para comer.
Pelo poder do fogo podemos, repentinamente, nos transformar em outra coisa.
Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo. Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre.
Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo.
Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira.
São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosas. Só que elas não percebem. Acham que o seu jeito de ser é o melhor jeito de ser. Mas, de repente, vem o fogo.
O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos.
Dor.
Pode ser o fogo de fora: perder um amor, perder um filho, ficar doente, perder o emprego, ficar pobre.
Pode ser o fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão, sofrimentos, cujas causas ignoramos.
Há sempre o recurso do remédio. Apagar o fogo.
Sem fogo, o sofrimento diminui. E com isso a possibilidade da grande transformação.
Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro ficando cada vez mais quente, pensa que a sua hora chegou: vai morrer.
Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar destino diferente.
Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz.
Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece: BUM! ? e ela aparece como uma outra coisa completamente diferente que ela mesma nunca havia sonhado.
Bom, mas ainda temos o piruá ? o milho de pipoca que se recusa a estourar.
São aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. A sua presunção e o medo são a dura casca que não estoura. O destino delas é triste. Ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca e macia.
Não vão dar a alegria para ninguém.
Terminado o estouro alegre da pipoca, no fundo da panela ficam os piruás que não servem para nada.
Seu destino é o lixo…
Autor desconhecido.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...