Esses dias resolvi reler o mangá Vagabond novamente. E chegando em uma parte que para mim é o início real da busca espiritual de Musashi - no mangá - ele é posto a prova sobre sua força, sobre seus objetivos, suas capacidades. Musashi vai até os famosos lanceiros do Templo, onde espera achar o Grande In-Ei, e assim desafiá-lo. Contudo, acaba achando o sucessor dele, desafio-o e perde, pela sua falta de preparo técnico e espiritual. Um senhor de idade cuida de Musashi até se recuperar dos ferimentos, esse senhor era nada menos que o próprio In-Ei, o qual Musashi gostaria de derrotá-lo e ganhar prestígio ou status de ''forte''.
Envergonhado pela audácia, prepotência, chora. Depois de longos dias conversando e se recuperando, Musashi pede que o mestre In-Ei o treine, mas para isso Musashi deveria ter um objetivo e gostaria de saber qual era esse: DERROTAR INSHUN - e você pede a MIM, o mestre dele para o treinar.
Mestre In-Ei o deixa na floresta, o qual Musashi sempre afirmou ser o Mestre dele - O Todo - para ali, refletir a respeito de suas fraquezas e se libertar do medo de ter descoberto a derrota. Com isso o Mestre cita que:
'' Desde de tempos antigos, pessoas meditam embaixo de ferozes cachoeiras para livrar-se de tais pensamentos, inquietude, fraqueza, desejo, MEDO!''
Na tradução brasielira - impressa - o texto sobre a cachoeira mudava um pouco, dizia: '' Na hora em que estiver saindo de dentro da cachoeira, atingirá a sabedoria.''
O que para mim tem também um valor muito poderoso. Já que isso pode ser representado a turbulencia de emoções que existe dentro de nós, ainda mais em um trilhar espiritual. Essa mesma forma foi usada no mangá de Naruto, ainda não impresso no brasil, mas já traduzido por fãs.
Aqui, Naruto deve ficar a frente de uma cachoeira, onde irá enfrentar um inimigo, e ao surgir das águas o que se mostra na verdade é sua sombra, sua parte maligna ou negra, suas emoções ruins e tenebrosas - profanas - que fazem com que o trilhar seja dificil e longo. Temos que nos livrar deles e assim fazer com que sejamos neutros, não favorecendo nem bem nem mau, conceitos mortais para situações casuais impostas a nós como testes.
E assim evoluir na perfeição.
Musashi depois de passar por esse exercício, e um teste espiritual fortissimo ao presencia seu pai mostrando através de um dialogo pesado as fraquezas de seu filho, Musashi acorda certa manhã já mais sereno e limpo.
Ao reler tudo isso e chegar novamente na parte do embate entre Musashi e Inshun, tive uma nova visão sobre um dos quadros, onde questionam a respeito da morte de Musashi, e ele afirma que o seu corpo pode ser deixado AQUI NESSA TERRA.
Nosso corpo físico é a casca, e ele ficará aqui.
Novamente teve uma leve alteração no texto da tradução do impresso, para o Virtual que achei na Internet, no VAGABOND PROJECT, o texto do impresso é: O CORPO... PODE SER DEIXADO AQUI, NESTA TERRA.
Sempre temos que tomar cuidado a respeito de nossas emoções, sentimentos alheio - VIGIAI E ORAI, porque estamos sempre postos a testes e a fraquezas novamente, podendo assim sucumbir a pecados , decaindo em nossa busca. Como no texto que cito sobre o próprio Musashi nos pecados capitais - orgulho.
Reflitam.
Abraços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário