SE É A MERA CURIOSIDADE QUE AQUI TE CONDUZ, DESISTE E VOLTA; SE PERSISTIRES EM CONHECER O MISTÉRIO DA EXISTÊNCIA, FAZ O TEU TESTAMENTO E DESPEDE-TE DO MUNDO DOS VIVOS.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Aikidô...Depois das 4 Gratidões. As 4 Virtudes primárias

1 - A Virtude da Coragem;

Isso quer dizer "Brava ação'', ''compromisso de coragem'' e ''vida valorosa''. Deve-se enfrntar com bravura todos os desafios que a vida nos coloca, e combater o bom combate até o final. Devemos ser bravos o suficiente para nos engajarmos em nosso próprio sacrifício quando necessário, e admitir os erros  e assumir toda a responsabilidade por esses erros. A virtude da coragem gera a força de vontade e determinação. para se dominar qualquer arte, deve-se ter absoluta determinação a praticá-la. Nós praticamos porque é difícil, não porque é facíl. Mas, se treinarmos com afinco, sairemos triunfantes: ''Treinamento árduo leva a fácil vitória.'' No Aikido, somos ensinados a lutar nos níveis mais altos, chegando até a deixar que um oponente ataque primeiro, e normalmente não atacamos alvos mais fáceis. A pessoa que é valorosa, quer vencer de forma justa e não às custas de outros. Mestre Ueshiba dizia:

A vitória que buscamos é sobressairmos a todos os desafios e lutar até o fim, cumprindo a nossa meta. No Aikido, nunca atacamos. Se você atacar primeiro para ganhar vantagem sobre alguém, isso é prova de que o seu treinamento não foi suficiente e, na verdade, você é quem foi vencido.
A virtude da coragem é simbolizada pelo fogo, uma chama unica que não pode ser extinta.


2 - A virtude da Sabedoria;

Filósofos asiáticos encorajavam seus discípulos a desenvolver um vasto conhecimento sobre o céu e a terra '' lendo dez mil volumes e viajando dez mil milhas''. Um corolário disso é a obrigação de ''nunca parar de aprender''. Mestre Ueshiba dizia:
O universo é o nosso maior professor. Vejam a maneira como uma corrente flui em seu caminho pelo vale da montanha, suavemente transformando-se ao fluir por cima e ao redor das rochas. A sabedoria do mundo está contida em livros e, ao estudá-los. Incontáveis técnicas novas poderão ser criadas. Estude e pratique, e então reflita sobre o seu progresso. O Aikido é a arte do aprender profundo, a arte de conhecer a si mesmo.

Essa virtude é representada pelo céu, um símbolo de sabedoria vasta, que a tudo compreende.

3 - A virtude do Amor;

O termo ''filosofia'' quer dizer ''amor pela sabedoria'', e originariamente não significa descrever sistemas abstratos de pensamento. Pitágoras (que viveu por volta do século VI a.C), pai da filosofia ocidental, definiu  o filósofo como alguém que observa, reverencia e contempla a ordem, a beleza e o propósito do que está acontecendo, e busca pelo filamento dourado de sabedoria essencial que conecta tudo entre si. Quando perguntaram a Pitágoras: ''Você é sábio?'', sua resposta foi: '' Não, mas sou um amante da sabedoria.''
O amor deveria ser dirigido tanto a objetos como a idéias. O filósofo taoísta, alquimista e físico Ko Hung (que viveu por volta dos anos 284 - 364), dizia que o segredo da imortalidade era ''estender o amor a todas as coisas, até as fronteiras do universo, e ver a todos como se vê a si próprio''.
Mestre Ueshiba dizia sobre o amor:
No verdadeiro Budô, não existem inimigos. O verdadeiro Budô é a função do amor. O Caminho do Guerreiro não é a destruição e a morte, mas experimenta a vida, para continuamente criar. O amor é a divindade que pode realmente proteger-nos. Sem o amor nada prospera. Se não existir amor entre os seres humanos, será o fim de nosso mundo. O amor gera o calor e a luz que alimentam o mundo.
Na filosofia do Aikido, ''calor'' é um símbolo para compaixão, e ''luz'' significa sabedoria. A terra simboliza a realidade quente e concreta do amor.

4 - A virtude da Empatia;

Essa é a dimensão social do Aikido. A filosofia nunca existirá no vácueo, e devemos sempre nos perguntar. ''Como nossas ações afetam ao mundo em geral e a outros em particular?''. Se os ideais do Aikido não forem aplicados na esfera da relações humanas, da ecologia, da economia e na política, elas serão de pouco valor. Mestre Ueshiba dizia:
Primeiro de tudo você deve pôr a sua vida em ordem. em seguida, você deve aprender como manter um relacionamento ideal dentro de sua própria família. Depois disso, você deve lutar para melhorar as condições no seu próprio país e, finalmente, viver em harmonia com o mundo como um todo.
Madre Teresa (1910-1998) dizia sobre seus atos de compaixão: ''Nós não fazemos grandes coisas, mas pequenas coisas com grande amor.'' Quando perguntaram a ela o que deveria ser feito para se ter um progresso melhor no mundo, ela simplesmente disse: '' Cumprimente a todos com um sorriso.'' A virtude da empatia é simbolizada pela água, o elemento que constantemente nutre o mundo.
Para efeito de comparação as virtudes cardeais da filosofia grega são: A Justiça, A Prudência, A Força de Vontade  e a Moderação.
Virtudes Taoístas: Compaixão, a Frugalidade e a Modéstia.
Virtudes Budistas: a Generosidade, a Disciplina, a Perseverança, a Sabedoria, a Paciência, a Meditação, a Adaptação, a Força, a Amabilidade e a Equanimidade.
Virtudes Tântricas: o Amor, a Compaixão, a Alegria pelo sucesso dos outros e a equanimidade em relação ao seres conscientes.
Virtudes Gnósticas: os Relacionamentos pacíficos, a Reciprocidade, a Afeição e a Simpatia.
Virtude Sufista: Sinceridade para com Deus, a Severidade consigo prórpio, a Justiça para todos, a Ajuda aos idosos, a Gentileza para com os mais jovens, a Generosidade para com os pobres, dar bons conselhos aos amigos, ser tolerante com os inimigos, ser indiferente aos tolos e o respeito aos mais sábios.
Virtudes primárias das tribos indígenas norte-americanas: Altruísmo, a Paciência e o perdão.
Virtudes Cristãs: A Fé, a Esperança e a Caridade.

As ''quatro virtudes'' do Aikido nos ajudam a lidar com os ''quatro desafios'': idade avançada, doenças, morte, e estar separados das pessoas que amamos. A vida não é perfeita, não é justa, e todos nós sofremos com os efeitos da velhice, da doenças, da morte e, pior de tudo, da perda das pessoas a quem amamos. isso é uma constante universal.  Mestre Ueshiba dizia:
Todos os dias da vida humana contém alegria e ódio, dor e prazer, escuridão e luz, crescimento e decadência. A cada momento é delineado o grande plano da natureza - não se negue nem se oponha à ordem cósmica das coisas. Aguarde alegremente por cada dia e aceite o que ele lhe oferecer.
Fonte: Livro A filosofia do Aikidô

2 comentários:

  1. Rapá esse veim Ueshiba é bem interadim nas paradas né bicho?!?

    ===
    =( 8^) )>

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostei dos assuntos tratados aqui. Voltarei para ler com calma.

    Visite o Lotusflorescente um blog voltado para o autoconhecimento, vais gostar.

    Abraço.

    PAZ e LUZ

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...