SE É A MERA CURIOSIDADE QUE AQUI TE CONDUZ, DESISTE E VOLTA; SE PERSISTIRES EM CONHECER O MISTÉRIO DA EXISTÊNCIA, FAZ O TEU TESTAMENTO E DESPEDE-TE DO MUNDO DOS VIVOS.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Superman, Ordens Iniciaticas e Cultos Solares

Isso não é uma verdade e sim uma suposição criada e pensada  por mim.


Estava esses dias atrás assistindo um programa relacionado ao Superman e, veio um lampejo a respeito de alguns símbolos usados pelo personagem famoso dos quadrinhos, que, me deixaram bastante intrigado a respeito de seu uso e a ligação ou semelhança a respeito de símbolos de ordens e assuntos esotéricos.


Vamos lá.

Já escutei uns amigos e pessoal que é aficionado por quadrinhos – e os próprios quadrinhos – relacionarem superman como sendo o messias na terra. Pelo fato de lutar pela justiça, igualdade e a liberdade de todos, independente de raça, religião ou nacionalidade.
Isso é bastante forte vindo de um personagem desse tipo.

Ele tem um amor muito grande por todos, está sempre disposto a ajudar, as pessoas em perigo chamam por seu nome e, logo ele aparece, não sabendo nem mesmo sua distancia, mesmo assim como um relâmpago ele surge.

Essa sua onipresença também é algo usado (talvez) para simbolizar como messias ou deus salvador. Que está em todos os lugares.

Quando ele não está atuando em suas salvações de pessoas fracas e impotentes diante de seus algozes, está como uma pessoa comum, mostrando que nas pessoas comuns está um salvador.

O termo comum pode prolongar isso, porque, pode ter outros significados, não é de pobreza ou que não tem um alto cargo, mas acredito eu, que nas pessoas que descobrem a simplicidade da vida, ajudar o próximo sem realmente pedir algo em troca ou relembrar seu ato de ajuda. Viver apenas com o que realmente precisa e não desejar, cobiçar, comprar, usar e gastar mais do que iria necessitar.

Ai temos também as roupas usadas pelo personagem que são nos tons vermelho e azul, o mesmo usado para simbolizar Cristo sendo Mestre Jesus em várias pinturas antigas e até nos dias de hoje. Além disso tem outros símbolos usados antigamente que usavam essas cores também para simbolizar o feminino e masculino.

A capa vermelha, essa além de muitos reis usarem durante séculos na historia civil, foi descrita o uso dessa forma em um blog:

... Uma segunda característica era muito importante dentro dos cultos solares, que era a iniciação de seus principais guerreiros e líderes. Como eu havia dito na outra coluna, esta iniciação dos comandantes era feita enviando-o para algum lugar bastante inóspito armado apenas com uma adaga e esperava-se que ele não apenas sobrevivesse como trouxesse uma prova de suas capacidades de caçador.


Uma segunda característica era muito importante dentro dos cultos solares, que era a iniciação de seus principais guerreiros e líderes. Como eu havia dito na outra coluna, esta iniciação dos comandantes era feita enviando-o para algum lugar bastante inóspito armado apenas com uma adaga e esperava-se que ele não apenas sobrevivesse como trouxesse uma prova de suas capacidades de caçador.



Esta prova era a pele do animal (um lobo, urso ou veado). Nos celtas, bretões e druidas, o mais tradicional eram os gamos ou alces, que o iniciado precisava também remover os chifres e traze-los presos em sua cabeça. A capa vermelha do rei simboliza a pele coberta de sangue do animal. As capas dos soldados romanos, dos exércitos de Esparta e dos guerreiros celtas (além das bandeiras nazistas) simbolizavam este poder. Nos nórdicos, eles vestiam as peles de ursos (Bersekir, da onde se originou o termoBerserker para designar os guerreiros imbatíveis do norte que lutavam sob o efeito de poderosos rituais xamânicos).
Os chifres na cabeça representam o deus das florestas encarnando naquele sacerdote/guerreiro, o que seria de vital importância no Hieros Gamos, pois mostraria que aquele iniciado estava apto a incorporar o avatar de Cernunnos/Baco/Dionísio/Dummuz nos rituais. Este hábito iniciático de usar os chifres na cabeça do principal sacerdote do Hieros Gamos é a origem da COROA (que nada mais é do que chifres simbolizados em metal nas pontas da coroa, somados às jóias da sabedoria divina). Estes chifres às vezes eram simbolizados por aquele “penacho” que vocês já devem ter visto nos legionários romanos, ou então pela coroa de louros dos gregos/imperadores.

O Símbolo no meio de seu peito, poderia simbolizar a palavra SHIN, qual significado é Espírito. Usado também como símbolo na cabala no lugar central – tiphereth ou esfera cristica. O nome de Jesus tem algo a nos dizer:


A conexão de Yeshua com a Ordem Pitagórica e com os ensinamentos orientais é simples de ser demonstrada. O nome Yeshua representa “Aquele que vem do fogo de Deus” ou, como mais tarde a Igreja colocou, “O Filho de Deus”, representando um sacerdote solar. Cabalisticamente, Deus é representado pelas letras hebraicas Yod-Heh-Vav-Heh ou o tetragrama YHVH que simbolizam os 4 elementos e toda a Àrvore da Vida. Estas letras são dispostas em um quadrado ou uma cruz. O alfabeto hebraico não possui vogais e o nome de Deus precisava ser passado apenas oralmente de Iniciado para Iniciado. Quando surgia nos textos, os sacerdotes precisavam oculta-lo e usavam outras palavras para designá-lo. Eis o verdadeiro significado do mandamento “Não tomarás o nome de Deus em vão”. A letra SHIN representa o espírito purificador. O fogo celestial que remove o Impuro (tanto que, como veremos mais adiante, ela representa o Arcano do Julgamento no tarot). Da evolução do quatro vem o número cinco, o pentagrama sagrado dos Pitagóricos, representado pela união dos 4 elementos mais o espírito (SHIN). Note que são os MESMOS elementos utilizados na bruxaria, no xamanismo, nas Ordens Egípcias, na wicca e na magia celta.




O pentagrama será, então, representado pelas letras Yod-Heh-Shin-Vav-Heh, ou YHSVH ou Yeshua. Este título já havia sido usado por Rama, Krishna, Hermes, Orfeu, Buda e outros líderes iluminados do passado.
Eita ferro ainda tem mais... o nome verdadeiro de Clark Kent que ele descobre só depois de uma certa idade, bem, em algumas ordens você descobre seu verdadeiro nome também a partir de um certo grau e um sigilo que você carrega para sempre. O nome verdadeiro dele que é Kal-El tem algo legal também...vamos destrinchar o peru e ver no que dá minha suposição sobre este nome.

Ka-tet é uma expressão criada por Stephen King e utilizada na sua coleção A Torre Negra que atualmente foi adotada por várias pessoas. A palavra Ka é algo parecido com a nossa palavra destino, porém tem algumas particularidades. O mundo de A Torre Negra é um mundo movido pelo ka que é a grande roda que move todas as coisas e seres, como uma energia de vida. Ka-tet é um conjunto de seres ligados pelo mesmo ka. Na historia dos livros, Roland Deschain e seu ka-tet partem em busca da Torre Negra, o eixo do mundo que mantém a ordem de todo o tempo e espaço o qual está sendo afetado por algum motivo desconhecido.
Entre os antigos Egípcios, o ka designava uma espécie de alma que acreditavam que existia, tanto nos homens, como nos deuses.
O conceito em si é difícil de trasladar hoje para qualquer outra língua viva através de uma só palavra. Em português, o termo que melhor o poderá traduzir será talvez o de alma, ressalvando no entanto as devidas distâncias entre a concepção cristã da alma, e a concepção egípcia do ka. O ka pode então ser definido como um princípio ou elemento metafísico, imaterial, invisível, volátil e, de certa forma, metafórico, que permitia assegurar a sobrevivência dos homens neste mundo, e lhes conferia a vida eterna no outro. Não deve ser confundido com outro princípio ou elemento metafísico egípcio, o ba.
A palavra El aparece em diversas línguas semíticas como o fenício, aramaico e o acadiano. No hebraico אל significa originalmente acima ,elevado, e é utilizado para deuses pagãos e para o Criador de Israel, geralmente sendo associado a atributos da divindade como em: El Elyon'("O mais Elevado"), El Shaddai ("O Elevado Todo-Poderoso"), El Hai ("O Elevado Vivo"), El Ro'i ("O Elevado que Vê"), El Elohe Israel("Elevado, o Elevado de Israel "), El Gibbor ("O Elevado Forte "). Também é utilizado como sufixo de nomes hebraicos como Gabriel, Daniel,Rafael e outros. Em português, El e Elohim são geralmente traduzidos como Deus.

Então ficaria com um suposto signficado de o Espírito de Deus ou Alma de Deus, algo assim.

O pai de Kal-El manda seu filho para o planeta terra, com o intuito de salva-lo da catástrofe que seu planeta natal – krypton – estava para sofrer. Aqui no planeta terra ele teria um lugar parecido climaticamente com Krypton e um Sol amarelo que daria a ele poderes além dos que os nativos deste planeta poderiam pensar em ter – mas podemos sim hehehe.

Kal-El é criado por pais adotivos, pessoas simples ( ó nós traveis)  que o guiam por um caminho onde a simplicidade, justiça, ajuda ao próximo, igualdade, esperança e boa vontade prosperam para a humanidade. E logo após sua juventude meio que apagada ele descobre sua vocação e resolve aparecer para salvar à todos de perigos e pessoas com pensamentos e atitudes maquiavélicas e malfeitoras.

E quando ele descobre sua vocação, com isso ele tem acesso a presença do espírito de seu pai, na fortaleza da solidão – muito parecido com os registros akashicos, os cristais da fortaleza possuem quantidades gigantescas de informação, onde ele pode ter acesso a informações antigas, antes de seu nascimento, o objetivo de sua ida para o planeta terra.

A kryptonita, achei massa essa definição:

Uma coisa que sempre me perguntei quando criança era porque o Superman se sentia fraco com a Kryptonita se essa pedra veio do mesmo planeta que ele. Hoje eu entendo que nosso ponto fraco vem de nós mesmo, vem de nossas origens, nossa natureza pecaminosa é nossa kryptonita, um pequeno pedaço de pedra radioativa que pode nos destruir, que atravessa o aço e revela a nossa vulnerabilidade... 

Um comentário:

  1. Orale! interpretacion semiotica genial de la serie de Superman!

    Saludos cordiales!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...